São Paulo, terça-feira, 25 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campanha de vacinação contra a hepatite B começa em junho

FREE-LANCE PARA A AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE; DA SUCURSAL DO RIO

O ministro da Saúde, Carlos César de Albuquerque, anunciou ontem em Belo Horizonte (MG) o início de uma campanha de vacinação contra a hepatite tipo B no mês de junho.
Segundo ele, serão vacinadas num primeiro momento as crianças de 0 a 1 ano, seguidas dos moradores das áreas de risco no Acre, profissionais de saúde e jovens.
A vacinação será extensiva ao resto da população só ao final da imunização desses grupos. Albuquerque afirmou que a compra das doses está sendo negociada com Cuba, China e um país europeu.
O ministro não soube informar a quantidade de doses necessárias.
O ministro esteve ontem em Belo Horizonte assinando convênios com o governo do Estado para o repasse de R$ 37,5 milhões destinados ao atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Universalidade
Albuquerque negou ontem no Rio que o governo esteja estudando a quebra do princípio da universalidade do atendimento médico no sistema público de saúde.
"Não, não. Eu posso afirmar categoricamente que nem o governo, muito menos o ministério, têm qualquer intenção de mudar a Constituição", afirmou.
Segundo texto do colunista da Folha Elio Gaspari de domingo passado, planeja-se um novo sistema se saúde baseado na redefinição do papel do Estado e dos serviços de seguro e medicina privados.
O atendimento gratuito, assim, poderia ser garantido apenas a quem recebe menos.
O ministro afirmou que está sendo estudada "uma proposta de composição de recursos" da Federação, dos Estados, dos municípios e da própria iniciativa privada.

Colaborou Sucursal do Rio

Texto Anterior: Liberdade aos presos políticos
Próximo Texto: Turismo sexual tem 316 denúncias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.