São Paulo, terça-feira, 25 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Doença indígena preocupa

AURELIANO BIANCARELLI
DO ENVIADO ESPECIAL

A oncocercose, doença que provoca lesões da pele e pode causar cegueira, está saindo da reserva Yanomami e pode chegar aos centros urbanos levada por garimpeiros. Até recentemente, a doença era restrita às tribos desse grupo indígena, no norte do Brasil e Venezuela.
Pesquisa recente com 2.828 índios de várias aldeias revelou que 25,3% estavam infectados. Na aldeia de Xitei, 97% dos moradores tinham o vetor.
A doença é provocada pelo agente Onckocerca volvolus e transmitido por um tipo de mosquito, o borrachudo "simulídio", encontrado em todo o país. Com a invasão das reservas pelos garimpeiros, a doença estaria ameaçando cidades do Norte e Centro Oeste.
"A oncocercose significa hoje uma doença emergente de grande risco para as populações se sair da área Yanomami", diz Antonio Carlos Silveira, do Ministério da Saúde.
Relegada a segundo plano enquanto se restringia aos índios, a oncocercose é agora alvo de vários trabalhos que visam controlar a doença.
Outra endemia listada entre as emergentes no congresso de Belo Horizonte é a leishmaniose, especialmente na forma visceral, conhecida como calazar -forma mais grave que provoca ulcerações internas. Dez mil novos casos estão sendo registrados por ano. A leishmaniose tópica, que provoca úlceras na pele, é muito prevalente.
Nas duas formas, o cachorro é o reservatório natural do agente. O crescimento do número de casos se deve ao desmatamento e ao avanço das periferias das cidades para áreas semi-rurais, diz Edison Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical.
"Já há casos de calazar registrados nas periferias de cidades como Rio e Belo Horizonte", diz João Carlos Dias, presidente do congresso. "Seu crescimento preocupa muito."
A esquistossomose está sendo vista pelos especialistas como uma doença que tende a ser controlada.

Texto Anterior: Latas ameaçam luta contra a dengue
Próximo Texto: Três morrem na saída de jogo em Salvador; Casal é fuzilado dentro da Brasília
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.