São Paulo, terça-feira, 25 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Índice

Presidente da Finlândia visita o Brasil

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente da Finlândia, Martti Ahtisaari, 59, iniciou ontem sua visita de sete dias ao Brasil com uma reunião de 50 minutos com o presidente Fernando Henrique Cardoso.
Primeiro presidente finlandês a visitar oficialmente o Brasil, Ahtisaari quer aumentar o comércio entre os dois países.
Em entrevista ontem, Ahtisaari disse que seu país tem interesses no Brasil na área de telecomunicações, produção de energia, equipamentos portuários e indústrias florestais (ligadas à produção de papel e celulose).
O presidente finlandês veio acompanhado por uma delegação empresarial ligada a esses setores, além de mineradores.
A delegação do país vai participar de encontros com empresários brasileiros em São Paulo (SP) e Florianópolis (SC).
Elogios
Em discurso elaborado para jantar à noite no Palácio do Itamaraty, o presidente brasileiro disse que está convencido que a Finlândia "poderá contribuir para o estreitamento das relações entre o Mercosul e a União Européia". Ahtisaari, no discurso que preparou, disse o mesmo.
"O Brasil irá se assentar entre as nações prósperas", afirmou o presidente finlandês, que disse ainda que o Brasil é "sem dúvida" o mais significante país da América Latina quanto à transação comercial.
Como forma de incrementar a relação entre as duas nações, o chanceler brasileiro, Luís Felipe Lampreia, visitará a Finlândia em abril.
O único chefe de Estado brasileiro a visitar a Finlândia foi o imperador Pedro 2º, em agosto de 1876.

Texto Anterior: Concorrência de parceiros gera protesto argentino
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.