São Paulo, terça-feira, 25 de fevereiro de 1997 |
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Aumentam as consultas ao SPC
FÁTIMA FERNANDES
O SPC, indicador das vendas a prazo, é um serviço da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Emílio Alfieri, economista da ACSP, diz que parte dos 43,5% pode ser explicada pelo maior número de lojas que consultam o SPC. Hoje, conta ele, 17.136 lojistas são usuárias do SPC. Há um ano, esse número era de 13.717. Houve um aumento, portanto, de 24,9%. O esforço do comércio para atrair a clientela com promoções -sobretudo preços e juros mais baixos- também contribuiu para o aumento no número de consultas ao SPC. Para ele, algumas lojas estão registrando faturamento maior do que o do ano passado porque o primeiro trimestre de 1996 é base fraca de comparação. "A movimentação de venda neste mês está sendo feita em cima de estoques que vieram do ano passado e das promoções", diz Alfieri. O número de consultas ao Telecheque, termômetro das vendas à vista, aumentou 7,6% do dia 1º a 23 deste mês sobre igual período do ano passado. "Esse resultado mostra que o consumo está num ritmo normal. Não há sinal de euforia de vendas." Para a Federação do Comércio do Estado de São Paulo, o faturamento médio das lojas neste mês deve ser 0,41% menor do que o de igual período do ano passado. Mônica Hage, economista da federação, diz os esforços de vendas das lojas não conseguiram alavancar vendas de boa parte do comércio -especialmente de roupas, tecidos e calçados. Levantamento feito pela federação com 300 lojistas da capital paulista mostra que 80% lojistas consideram que as vendas neste mês estão iguais ou menores do as de igual período de 1996. (FF) Texto Anterior: Cai 30% o estoque de veículos Próximo Texto: Canal entupido; Poça de liquidez; Carteira maior; Ganho menor; Shopping virtual; Banco virtual; Unindo forças; Gosto nordestino; Cortando zeros; Terceirização sindical; Efeito cascata; Em alta; No papel; Disputa no futebol; Queima de estoques; À beira mar Índice |
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