São Paulo, terça-feira, 25 de fevereiro de 1997
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Aumentam as consultas ao SPC

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

O número de consultas ao SPC (Serviço de Proteção Crédito) cresceu 43,5% do dia 1º a 23 deste mês sobre igual período de 1996.
O SPC, indicador das vendas a prazo, é um serviço da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
Emílio Alfieri, economista da ACSP, diz que parte dos 43,5% pode ser explicada pelo maior número de lojas que consultam o SPC.
Hoje, conta ele, 17.136 lojistas são usuárias do SPC. Há um ano, esse número era de 13.717. Houve um aumento, portanto, de 24,9%.
O esforço do comércio para atrair a clientela com promoções -sobretudo preços e juros mais baixos- também contribuiu para o aumento no número de consultas ao SPC.
Para ele, algumas lojas estão registrando faturamento maior do que o do ano passado porque o primeiro trimestre de 1996 é base fraca de comparação.
"A movimentação de venda neste mês está sendo feita em cima de estoques que vieram do ano passado e das promoções", diz Alfieri.
O número de consultas ao Telecheque, termômetro das vendas à vista, aumentou 7,6% do dia 1º a 23 deste mês sobre igual período do ano passado.
"Esse resultado mostra que o consumo está num ritmo normal. Não há sinal de euforia de vendas."
Para a Federação do Comércio do Estado de São Paulo, o faturamento médio das lojas neste mês deve ser 0,41% menor do que o de igual período do ano passado.
Mônica Hage, economista da federação, diz os esforços de vendas das lojas não conseguiram alavancar vendas de boa parte do comércio -especialmente de roupas, tecidos e calçados.
Levantamento feito pela federação com 300 lojistas da capital paulista mostra que 80% lojistas consideram que as vendas neste mês estão iguais ou menores do as de igual período de 1996.
(FF)

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