São Paulo, terça-feira, 25 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Larry Flynt" vence Festival de Berlim

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O filme norte-americano "O Povo contra Larry Flynt", de Milos Forman, foi o vencedor do Urso de Ouro no 47º Festival de Berlim.
O rival mais direto para o grande prêmio do festival era o filme "O Paciente Inglês", do diretor britânico Anthony Minghella, que obteve 12 indicações ao Oscar.
O anúncio dos premiados foi feito ontem de manhã pelo presidente do júri do Festival de Berlim, o ex-ministro francês da Cultura Jack Lang.
A festa de entrega dos prêmios aconteceria ontem à noite.
O Urso de Ouro coroa a volta ao cinema, após sete anos, do diretor norte-americano de origem tcheca Milos Forman, que fez "Amadeus" e "Valmont".
Milos Forman, 64, é um dos cinco indicados ao Oscar de melhor diretor.
Outros premiados
O Prêmio Especial do Júri foi atribuído ao filme "He Liu" ("O Rio"), do cineasta Tsai Ming-Liang, de Taiwan.
O Urso de Prata de melhor atriz foi para Juliete Binoche, em "O Paciente Inglês".
Ela interpreta a enfermeira de um misterioso personagem (Ralph Fiennes) que foi vítima de graves queimaduras na Segunda Guerra Mundial. Binoche também é candidata ao Oscar de melhor atriz.
O jovem ator norte-americano Leonardo DiCaprio ganhou o Urso de Prata por sua interpretação em "Romeu e Julieta", do diretor australiano Baz Luhrmann. O filme também recebeu o Prêmio Alfred Bauer no festival.
Luhrmann fez uma versão moderna e kitsch para o cinema do clássico de Shakespeare.
O cineasta franco-chileno Raúl Ruiz recebeu o Urso de Prata por sua contribuição à arte cinematográfica com a obra "Genealogia de um Crime".
O francês Eric Heumann obteve o Urso de Prata por seu filme "Port Djema", sobre a política francesa nas colônias africanas. "Port Djema" é o filme que marca a estréia de Heumann na direção. Antes, ele produziu "Indochina" e os filmes de Theo Angelopoulos.
O polonês Zbigniew Preisner recebeu o Urso de Prata pela música de "The Island on Bird Street".

Texto Anterior: CLIPE
Próximo Texto: Seleção fraca ao menos faz justiça ao diretor Milos Forman
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.