São Paulo, terça-feira, 25 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Datafolha amplia sua pesquisa

DA REPORTAGEM LOCAL

O Datafolha vai ampliar o universo de pesquisa da lista de livros mais vendidos -hoje restrita a 28 livrarias da cidade de São Paulo.
No caderno Mais! do próximo domingo a lista mensal abrangerá 27 livrarias de oito capitais.
A diretora do Datafolha, Eneida Nogueira, 37, diz que nenhuma pesquisa é perfeita. "É ilusório acreditar que uma pesquisa mostra tudo", afirma ela, que compara a pesquisa a uma foto que mostra apenas um determinado ângulo.
Até 1994, as próprias livrarias informavam ao Datafolha quais os livros mais vendidos.
"Mudamos para uma metodologia mais precisa e isenta. Agora, o pesquisador passa o dia inteiro na livraria conferindo o que os leitores realmente compram", diz.
A pesquisa é feita em três dias fixos durante uma semana do mês.
"Pode acontecer de surgir, logo após a pesquisa, um grande lançamento que só será detectado no mês seguinte, quando o livro pode nem estar vendendo tanto."
O Datafolha também faz uma lista com as fitas de vídeo mais alugadas, em 32 grandes lojas na capital paulista -a Ilustrada publica a lista às segundas.
A pesquisa segue metodologia idêntica à feita nas livrarias, onde as informações são fornecidas pelos consumidores.
"É um mercado mais complicado. O grosso dele não está nas grandes lojas, mas nas pequenas. E é um universo informal e desconhecido. Não sabemos o número de lojinhas nem onde estão."

Texto Anterior: Top ten é publicado nos EUA
Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.