São Paulo, terça-feira, 25 de fevereiro de 1997 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Datafolha amplia sua pesquisa
DA REPORTAGEM LOCAL O Datafolha vai ampliar o universo de pesquisa da lista de livros mais vendidos -hoje restrita a 28 livrarias da cidade de São Paulo.No caderno Mais! do próximo domingo a lista mensal abrangerá 27 livrarias de oito capitais. A diretora do Datafolha, Eneida Nogueira, 37, diz que nenhuma pesquisa é perfeita. "É ilusório acreditar que uma pesquisa mostra tudo", afirma ela, que compara a pesquisa a uma foto que mostra apenas um determinado ângulo. Até 1994, as próprias livrarias informavam ao Datafolha quais os livros mais vendidos. "Mudamos para uma metodologia mais precisa e isenta. Agora, o pesquisador passa o dia inteiro na livraria conferindo o que os leitores realmente compram", diz. A pesquisa é feita em três dias fixos durante uma semana do mês. "Pode acontecer de surgir, logo após a pesquisa, um grande lançamento que só será detectado no mês seguinte, quando o livro pode nem estar vendendo tanto." O Datafolha também faz uma lista com as fitas de vídeo mais alugadas, em 32 grandes lojas na capital paulista -a Ilustrada publica a lista às segundas. A pesquisa segue metodologia idêntica à feita nas livrarias, onde as informações são fornecidas pelos consumidores. "É um mercado mais complicado. O grosso dele não está nas grandes lojas, mas nas pequenas. E é um universo informal e desconhecido. Não sabemos o número de lojinhas nem onde estão." Texto Anterior: Top ten é publicado nos EUA Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |