São Paulo, terça-feira, 25 de fevereiro de 1997
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Austrália vê obras-primas da coleção suíça Beyeler

JORGE BECHARA
ESPECIAL PARA A FOLHA, EM SYDNEY

Uma das mais completas coleções privadas de arte moderna, a Beyeler Collection, está sendo vista pela primeira vez fora da Suíça, seu país sede. Intitulada "Masterpieces of the Twentieth Century", a exposição está sendo exibida na The Art Gallery of New South Wales, em Sydney (Austrália), até 2 de março.
São 104 peças, entre pinturas, esculturas e colagens, de 18 mestres do nosso século. A coleção se destaca não apenas pela qualidade dos artistas e suas obras, mas pela importância de cada peça em seu tempo e na produção de cada um.
Os movimentos artísticos mais importantes do século estão presentes na mostra.
O abstracionismo de Kandinsky, Léger, Mondrian e Tobey; o surrealismo de Miró e Ernst; o cubismo de Braque e Picasso; a arte pop de Warhol; a "art brut" de Dubuffet; o figurativismo inovador de Giacometti.
O show de cores de Matisse, três perturbadoras telas de Bacon, além de Chillida e Klee, completam o vasto painel, que conta também com trabalhos de Monet, Seurat e Cézanne como um prefácio do século 20 e pela sua influência no surgimento da arte moderna.
O proprietário da coleção, o suíço Ernst Beyeler, precisou de mais de 40 anos para formá-la. Começou em 1948, comprando uma das primeiras pinturas abstratas da história, "Improvisation 10", de Kandinsky, 1910.
Beyeler abriu sua primeira galeria de arte, com fins comerciais, em 1945, na Basiléia, aos 24 anos. Aproveitou o boom artístico do pós-guerra para negociar as obras. Em 1951, a primeira exposição da galeria trazia trabalhos de Bonnard, Gauguin, Matisse e Picasso.
Desde então, seu nome tornou-se sinônimo de qualidade em arte moderna e conquistou o respeito dos artistas pelo seu comprovado conhecimento artístico e publicações de alto nível que patrocinou.
Um exemplo desse reconhecimento é o relacionamento pessoal do colecionador com destacados artistas de seu tempo, como Alberto Giacometti e com o principal personagem da arte do século, Pablo Picasso.
Em 1966, em uma visita ao estúdio de Picasso, Ernst Beyeler foi convidado pelo artista a reunir livremente, segundo seus próprios critérios, obras de arte de todas as fases de sua carreira e formar um apanhado geral de sua obra.
O resultado disso é um fantástico conjunto de 22 pinturas e esculturas, datadas de 1907 a 1966, que constituem o ponto mais valioso e impressionante da exposição.
A construção de uma nova sede para a Beyeler Foundation Museum, também na Basiléia, é a principal razão das obras estarem circulando. Da Austrália, a mostra retorna para a Suíça.

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