São Paulo, sexta-feira, 28 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Resultado sobre contaminação sai hoje

DA REPORTAGEM LOCAL E DA AGÊNCIA FOLHA

O laudo do Instituto Adolfo Lutz, que vai determinar se havia contaminação com a bactéria que provoca o botulismo em palmitos da marca Gini, deve ficar pronto hoje.
O lote de palmitos Gini com data de validade até outubro de 98 está sob suspeita de ter causado o doença em Melissa Miwahabu Castro, 21, que contraiu botulismo depois de comer palmitos.
Ela está internada em estado grave desde o dia 14 na UTI da Santa Casa de Misericórdia de Santos (litoral de São Paulo).
A análise foi solicitada pelo CVS (Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual da Saúde), depois que foi constatada a presença de toxina botulímica em uma embalagem do lote comercializada em Santos. O lote foi recolhido dos postos de venda pelo CVS.
A ingestão de alimento contaminado pela toxina, que é resultante do metabolismo da bactéria Clostridium botulinun, causa o botulismo -intoxicação alimentar que provoca paralisia e pode levar à morte por asfixia.
Melissa usa uma venda permanentemente porque os músculos da face paralisaram com seus olhos abertos. Com a remoção da venda, notou-se que ela teria conseguido mexer uma das pálpebras.
Segundo o médico Alex Macedo, da Santa Casa, Melissa enfrenta a fase aguda da doença, que pode durar até quatro semanas.
"Passando esse período, entra-se na fase da fisioterapia, quando tentamos recuperar os movimentos da paciente", afirmou o advogado,
Família intoxicada
Em São Bernardo (Grande São Paulo), a família do empresário Carlos Roberto Segatto, também internada com suspeita de botulismo, teve alta ontem do hospital São Bernardo.
O exame de sangue realizado para detectar a doença vai ficar pronto na semana que vem.
O diretor-presidente do hospital, Roberto Saad Jr., 47, disse que a família deverá passar por um acompanhamento ambulatorial até a chegada do resultado dos exames de sorologia. Segundo ele, a família passa bem e já não apresenta mais sintomas da doença.

Texto Anterior: Ipiranga estuda óbitos de 1995
Próximo Texto: Empresário do Pará quer R$ 1 mi de indenização
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.