São Paulo, sexta-feira, 28 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Explode a transmissão de futebol no país

DA REPORTAGEM LOCAL

Pelo menos 26 torneios de futebol são transmitidos regularmente pela TV no Brasil. A maior parte por canais a pagamento.
O número de partidas vem da Europa. São campeonato nacionais e copas dos principais países europeus, como Itália, Espanha e Inglaterra.
Há ainda as eliminatórias européias para a Copa do Mundo de 1998 e as três grandes competições interclubes do continente.
O futebol latino-americano não atrai muito o público brasileiro. Apenas os torneios argentinos são transmitidos com regularidade.
Os times dos demais países só podem ser acompanhados por meios dos três torneios interclubes continentais, dos quais participam equipes brasileiras.
Além das partidas transmitidas ao vivo, as TVs, especialmente a pagamento, exibem ainda outros jogos em videoteipe dos torneios de quem têm direito.
Ameaça do exterior
No final do ano passado, o presidente da Federação Paulista de Futebol, Eduardo José Farah, ameaçou embargar a exibição de futebol do exterior em horários de jogos do Paulista.
A Fifa permite que as federações atuem contra transmissões de partidas estrangeiras que prejudiquem torneios locais.
A FPF tem ainda um poderoso trunfo: as mesmas emissoras que passam jogos do exterior têm interesse em transmitir o Paulista.
A ameaça, porém, acabou não se concretizando.
Além dessa maratona de futebol exibida nacionalmente, as TVs a pagamento estão desde o ano passado apostando nas competições locais de Estados fora do eixo Rio-São Paulo.
A TVA começou exibindo os campeonatos do Paraná e de Goiás. As partidas são transmitidas ao vivo, só para o Estado.
Para este ano, Bahia e Pernambuco também terão seus torneios televisionados pela TVA.
A Globosat detém os direitos dos campeonatos de de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul.
A estratégia por trás dessa regionalização da programação é combinar no canal esportivo eventos locais com aqueles de repercussão nacional.
Isso facilita a penetração das TVs a pagamento nesses Estados.

Texto Anterior: Acordo com TV está um ano atrasado
Próximo Texto: Pay-per-view ainda não é alternativa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.