São Paulo, sexta-feira, 28 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Pop" chega às lojas na próxima semana

LUIZ ANTÔNIO RYFF
DA REPORTAGEM LOCAL

No dia 3 de março chega às lojas de disco do mundo inteiro "Pop", o novo álbum da banda irlandesa U2.
O grupo, que já vendeu 70 milhões de cópias ao redor do mundo, não lançava disco de carreira desde 1993. O último trabalho foi "Zooropa".
Em 1995, eles lançaram o disco "Original Soundtracks Vol.1", usando o nome de Passengers e com participações especiais do tenor Luciano Pavarotti, do DJ Howie B. e de Brian Eno.
"Pop" -o 11º disco de carreira do grupo- foi distribuído na quarta-feira à noite à imprensa, que participou de audições do álbum em dois clubes noturnos, um em São Paulo e outro no Rio de Janeiro.
Samples
A música "Discothèque", que abre o disco de uma hora de duração e 12 músicas, foi lançada como um single no início do mês.
E bastou uma semana para que "Discothèque" se tornasse o single mais vendido da banda na Inglaterra.
No clipe, o vocalista Bono Vox, o baixista Adam Clayton, o baterista Larry Mullen e o guitarrista The Edge fazem citações de ícones da discoteca, como Tony Manero, o personagem interpretado por John Travolta no filme "Embalos de Sábado à Noite".
Eles também aparecem vestidos como alguns integrantes do Village People, grupo norte-americano de discoteca -com roupas de motoqueiro, caubói, policial e marinheiro.
"Discothèque" traz um sample de "Fame", do Freeform. Outras três músicas de "Pop" também têm samples.
A sexta faixa do disco, "Last Night on Earth", utiliza trechos de "Trayra Boia", uma composição do percussionista brasileiro Naná Vasconcelos interpretada por Don Cherry, Ed Blackwell e Collins Walcott.
A música de Naná não é o único sample estranho ao universo do grupo, usado no disco.
A faixa que encerra "Pop", "Wake Up Dead Man", usa trechos da música "Basrodna Nevesta", do grupo Mistério das Vozes Búlgaras.
Já em "The Playboy Mansion", a música sampleada é "You Show Me", do grupo The Byrds.
O produtor do novo disco do U2 é Flood, que começou trabalhando com New Order e gravou com Depeche Mode, Smashing Pumpkins e PJ Harvey.
O novo disco demorou nove meses para ser finalizado e foi gravado nos EUA, na Irlanda e na Alemanha.
Show no Brasil
Ontem, durante a audição de "Pop", também foram confirmadas as datas da próxima turnê do grupo que deverá passar pelos cinco continentes.
Este ano, os shows do U2 começam em Las Vegas (EUA) no dia 25 de abril e terminam no dia 11 de novembro, em Seattle (EUA).
Ao todo, em 1997, a banda tem cerca de 60 shows programados -nos EUA, Canadá, México e Europa.
O resto do planeta terá que esperar até 1998 para poder assistir a um espetáculo com a banda. Mas as datas do próximo ano ainda não foram definidas.
A PolyGram, gravadora do grupo, informa, entretanto, que o Brasil estará incluído nessa etapa da turnê que abrangerá a América Latina, sul da Europa, Oceania, Ásia e África.
No próximo ano, além do Brasil, a turnê de "Pop" tem previsão de passar por Espanha, Portugal, Chile, Argentina, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Japão e sudeste da Ásia.

Texto Anterior: NOITE ILUSTRADA
Próximo Texto: FAIXA A FAIXA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.