São Paulo, sexta-feira, 28 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Facções palestinas se unem contra colônia em Jerusalém

Hamas ameaça com ataques contra colonos israelenses

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Líderes das principais facções palestinas manifestaram ontem seu apoio ao presidente da Autoridade Nacional Palestina, Iasser Arafat, na oposição à construção de um assentamento judeu em Jerusalém oriental.
"Estamos dizendo a ele que o apoiamos, que estamos junto com ele na oposição aos assentamentos e na posição sobre Jerusalém", disse Jamal Mansour, líder da delegação do Hamas (Movimento de Resistência Islâmico).
A reunião ocorreu um dia após Israel aprovar projeto de construção de 6.500 casas para judeus em um setor de Jerusalém oriental.
O Hamas emitiu ontem um comunicado ameaçando atacar colonos israelenses em represália à aprovação do projeto.
A área foi tomada por Israel em 1967. Os palestinos rejeitam a construção e querem que Jerusalém oriental seja a capital do Estado que pretendem criar.
O status final da cidade deve ser decidido em negociações até 1999.
O grupo de países árabes na ONU pediu a realização de uma reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre o assunto.
Cerca de 400 estudantes palestinos protestaram ontem no morro Jabal Abu Ghneim, chamado Har Homa por Israel, que é o local previsto para a construção das casas. Não houve incidentes.
A imprensa israelense disse que o premiê Binyamin Netanyahu está disposto a ampliar a retirada de áreas da Cisjordânia se os palestinos aceitarem a nova construção.

Texto Anterior: Irmão do atirador de NY vive no Brasil
Próximo Texto: Empresários pagam construção de casa de Menem, denuncia TV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.