São Paulo, quinta-feira, 6 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vestuário define taxa de março

MAURO ZAFALON
DA REDAÇÃO

O economista Heron do Carmo, coordenador do IPC da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), prevê que a taxa de inflação de março em São Paulo deve ficar próxima à de fevereiro ou até negativa, dependendo do comportamento dos preços do vestuário.
No mês passado, os preços do vestuário caíram 3,63%. Se for mantida a tendência registrada em março do ano passado, quando a queda se acentuou ainda mais em relação a fevereiro, a taxa de inflação deste mês pode ser negativa.
Se vestuário reverter a tendência de queda, afirma Heron do Carmo, a taxa de inflação de março pode ficar, na pior das hipóteses, em 0,20%.
Com a taxa de 0,01% em fevereiro passado, a inflação medida pela Fipe nos últimos 12 meses recuou de 9,40% para 8,98%. Em todo o ano passado o IPC da Fipe ficou em 10,03%.
A inflação dos últimos seis meses está em apenas 2,42%. Se essa taxa se repetir de março a agosto, a variação acumulada em 12 meses cairia para menos de 5%, mas podem ocorrer surpresas, por exemplo, na área de tarifas públicas.
Abril, segundo Heron, será decisivo por causa da energia elétrica e não se sabe o que ocorrerá com vestuário. Ele estima que a inflação de 97 ficará entre 5% e 6%.
(MZ)

Texto Anterior: Inflação desde o Real está em 62,33%
Próximo Texto: Greve afeta embarque em Paranaguá
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.