São Paulo, quinta-feira, 6 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Kanji usa uma flauta para cada sonata

IRINEU FRANCO PERPETUO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O flautista Ricardo Kanji reabre hoje a série "Concertos do Meio-Dia".
Tradicional evento do Mozarteum Brasileiro, a série sofreu interrupção no ano passado, devido a reformas no auditório do Masp.
Ao todo, serão 21 recitais quinzenais, às quintas-feiras, com entrada franca, no Grande Auditório do museu. Entre as atrações, destaque para o duo de violão e piano formado por Franz e Débora Halasz (agosto) e para o pianista Marcelo Bratke (dezembro).
Acompanhado por Maria Lúcia Nogueira (cravo) e Alberto Kanji (violoncelo barroco), seu sobrinho, Ricardo Kanji interpreta sonatas de Handel, Bach e Johann Christoph Friedrich Bach (um dos filhos do famoso compositor alemão) -cada uma delas, com uma flauta diferente.
"Na 'Sonata em Lá Menor', de Handel, vou tocar a flauta doce contralto, em fá", explica Kanji.
Já na 'Sonata em Si Menor, BWV 1014', de Bach (originalmente para violino), ele emprega a flauta de voz. "Ela está afinada uma terça abaixo da flauta comum e recebe esse nome por ter um timbre parecido com o da voz humana."
Som doce
E, por fim, na sonata do outro Bach, será utilizada a flauta transversal. "É uma flauta barroca, bem diferente da moderna. É feita de madeira, não tem chaves e seu tubo interno é menor, mais fino, o que garante um som mais doce."
No Brasil, a principal luta de Kanji é conseguir patrocínio para viabilizar a Orquestra de Música Antiga do Masp. Continua, entretanto, fazendo apresentações na Holanda, onde morou até 95.
Para a prestigiosa sala do Concertgebow de Amsterdã, está marcada uma apresentação em 1º de maio. Na oportunidade, Kanji rege "Stabat Mater", de Pegolesi, à frente da orquestra Concerto 91 e dois solistas consagrados: Michael Chance e Emma Kirkby.

Concerto: Ricardo Kanji
Onde: Grande Auditório - Masp (av. Paulista, 1.578, tel. 251-5644)
Quando: hoje, às 12h30
Quanto: entrada franca

Texto Anterior: Tecno acaba com mitos
Próximo Texto: Titãs fazem festa de debutante acústica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.