São Paulo, quinta-feira, 6 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo Luc Besson abre festival

AMIR LABAKI
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

"O Quinto Elemento", superprodução de ficção científica dirigida por Luc Besson ("Subway"), será o filme de abertura do 50º Festival de Cannes, em 7 de maio próximo.
Cercadas de segredo, as filmagens concentraram-se nos estúdios ingleses de Pinewood, com rápidas externas na Mauritânia e na Islândia. Bruce Willis, Gary Oldman e Mathieu Kassovitz encabeçam o elenco. A produção foi estimada em US$ 100 milhões.
A atriz francesa Isabelle Adjani vai presidir o júri da competição oficial. Um segundo corpo de jurados será formado pelos cineastas que já receberam a Palma de Ouro, o brasileiro Anselmo Duarte incluído.
A responsabilidade deles será atribuir a "Palma de Ouro das Palmas de Ouro" a um cineasta jamais premiado. "É a forma de corrigir uma injustiça", na definição de Gilles Jacob. O sueco Ingmar Bergman ("Morangos Silvestres") lidera a lista de favoritos.
Cannes 97 deve conceder ainda um troféu por dia a grandes estrelas do cinema contemporâneo. Nenhum nome foi anunciado. Todos os presidentes de júri e atores e atrizes premiados foram convidados.
Os destaques do programa serão uma retrospectiva com as principais revelações da história de Cannes e um encontro internacional de cineastas.
O diretor franco-suíço Jean-Luc Godard ("Acossado") aproveita a efeméride para lançar a versão definitiva, em oito episódios, de sua "Histoire(s) du Cinéma". A edição em livro, de cinco volumes, também será lançada durante o festival.
(AL)

Texto Anterior: Livro ignora "O Pagador de Promessas"
Próximo Texto: DEPOIMENTOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.