São Paulo, sexta-feira, 7 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiro clandestino deve ser deportado até o final de semana

Josias de Castro retirou certificado de nacionalidade ontem

CLÁUDIA TREVISAN
DE NOVA YORK

O brasileiro Josias Raul de Castro, 25, deve voltar ao Brasil neste final de semana. Ele está preso nos EUA desde sábado, depois que entrou ilegalmente no país pelo rio Grande, que fica na fronteira entre México e Texas.
Marcelo Cavalcante Mendonça, 26, que estava com Castro, desapareceu quando tentava atravessar o rio, mas seu corpo não havia sido encontrado até ontem.
Castro esteve ontem no Consulado do Brasil em Houston (Texas) para obter um certificado de nacionalidade. Esse documento permitirá que ele seja deportado pelo governo dos EUA.
A cônsul do Brasil em Houston, ministra Maria Lúcia Pompeu Brasil, disse à Folha que Castro ficará sob a custódia do serviço de imigração em Houston até ser mandado de volta ao Brasil.
Castro entrou nos Estados Unidos no sábado pela manhã. Ele e Mendonça pretendiam atravessar a nado o rio Grande. No meio da travessia, Castro viu que o amigo estava se afogando, tentou ajudá-lo, mas não conseguiu.
Assim que chegou ao Texas, Castro procurou a polícia, para que tentassem resgatar Mendonça. Como havia entrado ilegalmente no país, ele foi preso em McAllen, cidade do Texas que fica na fronteira com o México.
A polícia ainda não localizou o corpo de Mendonça, que era de São José dos Campos (97 km a nordeste de São Paulo).
Castro mora em Hortolândia (perto de Campinas, região noroeste de São Paulo).
Ele e Mendonça haviam participado de um processo de seleção feito no Brasil pela empresa norte-americana de reflorestamento Progressive Forestry.
Os dois chegaram a ser selecionados, mas não conseguiram visto de entrada no território americano. Mesmo assim, decidiram entrar no país.

Texto Anterior: Governo e empresas contribuem
Próximo Texto: Professora primária é acusada de racismo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.