São Paulo, sexta-feira, 7 de março de 1997
Texto Anterior | Índice

Produção de carro será recorde em abril

ARTHUR PEREIRA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

A indústria automobilística brasileira deve bater novo recorde de produção no mês que vem.
A previsão das montadoras é fabricar 182.520 veículos em abril, média de 8.691 unidades por dia. O recorde atual (180.362) foi estabelecido em agosto de 96.
Neste mês a indústria espera produzir 172.983 unidades. Em maio, a meta é chegar a 176.386 veículos.
O ritmo de produção já supera projeções feitas pelo setor no final do ano passado, que prevêem 10% de crescimento em 97 e 2 milhões de veículos fabricados, com média mensal de 165 mil unidades.
Somente nos dois primeiros meses deste ano, a produção cresceu 19% em relação ao mesmo período do ano passado.
Se as projeções para os próximos meses se confirmarem, a indústria vai crescer 18,3% entre janeiro e maio, na comparação com 96. O crescimento pode ser ainda maior no segundo semestre: tradicionalmente, agosto e outubro são os meses mais fortes da indústria.
Para Silvano Valentino, presidente da Anfavea, a associação que reúne as montadoras, ainda é cedo para alterar as projeções. "Poderemos superar a meta de 10%. Mas muita coisa ainda pode acontecer", diz.
Estoque baixo
As montadoras não estão preocupadas com o aumento de estoque. Segundo Valentino, o volume de carros estocados nas concessionárias é baixo em comparação com níveis internacionais.
Segundo a Anfavea, a rede fechou fevereiro com 78 mil carros nacionais e importados estocados, o que dá para 15 dias de venda.
"A formação de estoque é um problema entre a marca e a sua rede de distribuidores. Quem quer ganhar fatia maior de mercado tem de ter estoque maior nas lojas", afirma Valentino.
O presidente da Anfavea diz que os revendedores não têm do que se queixar. "Fevereiro de 97 foi o melhor da história para o varejo."
Produção e vendas
A produção de veículos saltou de 136.430 em janeiro, para 152.049 no mês passado, um acréscimo de 11,45%.
A venda de carros nacionais e importados no atacado (da montadora para a concessionária) também cresceu. Chegou a 145.320 unidades, alta de 7,7%.
Os importados aumentaram sua participação de mercado: as vendas cresceram 25,5% em fevereiro. A venda dos carros produzidos no país subiu 5,95%.
A indústria exportou no mês passado 23.170 veículos, 30,45% mais que em janeiro. O setor de máquinas agrícolas teve desempenho ainda melhor: alta de 51,22% nas vendas externas.

Texto Anterior: Cai 41% saldo de investimento externo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.