São Paulo, sexta-feira, 7 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estaleiro de Gdansk fecha e demite seus empregados

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O estaleiro de Gdansk, berço do sindicato polonês Solidariedade, despediu ontem seus últimos funcionários e foi posto à venda.
O estaleiro tinha ainda 3.800 empregados. Destes, apenas 200 serão mantidos para proteção e manutenção dos equipamentos.
"Eu tenho de demitir todos", disse Wieslaw Szaj, administrador do estaleiro desde que este foi declarado falido em agosto de 1996.
As esperanças de reerguer a empresa, que nunca se adaptou às regras do capitalismo, acabaram ontem quando bancos se recusaram a continuar financiando as suas dívidas, calculadas hoje em US$ 136 milhões.
Em Gdansk nasceu o Solidariedade, o sindicato independente que, sob o comando de Lech Walesa, liderou a luta contra o regime comunista polonês. Walesa foi o primeiro presidente eleito da Polônia, em 1990.

Texto Anterior: Ieltsin admite crise e confirma mudança
Próximo Texto: Rebeldes zairenses rejeitam plano da ONU; Jagan, presidente da Guiana, morre aos 78; Combates deixam 233 mortos no Sri Lanka
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.