São Paulo, sábado, 8 de março de 1997
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Castelo Branco terá trânsito 'represado'

CRISPIM ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), Luiz Carlos David, anunciou ontem novas medidas para tentar conter os frequentes congestionamentos na rodovia Castelo Branco, em São Paulo.
Dentro de 60 dias, quando o pedágio da rodovia que fica em Itapevi (37 km de SP) estiver invertido (hoje ele fica na pista sentido interior), o DER vai desencadear uma operação, em conjunto com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), que visa a distribuição do congestionamento.
A operação vai funcionar da seguinte forma: toda vez que houver grandes alagamentos ou congestionamentos nas marginais e no Cebolão ou algum acidente grave na Castelo, o DER vai represar parte do fluxo que passa pelo pedágio, fechando parte das cabines. Isso acontecerá também quando a pista estiver no limite de saturação.
Dessa forma, forçando uma certa lentidão antes do pedágio, o DER pretende evitar que toda a extensão entre Itapevi e a entrada de São Paulo fique congestionada.
"A pior situação de congestionamento é quando o trânsito trava. Acredito que será um mal menor para o usuário", disse David.
O tempo de represamento do fluxo vai depender muito da situação. Além disso, o pedágio poderá ser fechado completamente se ocorrer algum acidente muito grave, como o tombamento de uma carreta com produtos perigosos. "Mas só será em uma situação de extremo perigo para o usuário."
David já prevê que alguns usuários reclamem quando a operação for implantada. "Para minimizar isso, vamos fazer campanhas de esclarecimento, com distribuição de folhetos explicando como vai funcionar e por qual motivo estamos fazendo isso."
As obras de transferência das cabines do pedágio de uma pista para a outra começaram na semana passada, segundo David.
Além do represamento, há estudos de um convênio com a CET que prevê, entre outras coisas, troca de informações a cada 15 minutos nos horários de pico.
Nesta semana, atendendo determinação do governador Mário Covas, o DER já havia anunciado obras e instalação de equipamentos que vão mudar a cara da Castelo Branco no seu trecho inicial, até o pedágio de Itapevi.
Vão ser implantados radares fotográficos, lombadas eletrônicas, câmeras de TV e centrais de operação até o final do ano. O mesmo vai ocorrer na Raposo Tavares. As duas rodovias também passarão a ser operacionalizadas por empresas nos moldes da CET.
A Castelo também passará por reformas que transformarão o acostamento na quarta faixa de fluxo. Além disso, será criada uma faixa exclusiva para caminhões.

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