São Paulo, sábado, 8 de março de 1997 |
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Castelo Branco terá trânsito 'represado'
CRISPIM ALVES
Dentro de 60 dias, quando o pedágio da rodovia que fica em Itapevi (37 km de SP) estiver invertido (hoje ele fica na pista sentido interior), o DER vai desencadear uma operação, em conjunto com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), que visa a distribuição do congestionamento. A operação vai funcionar da seguinte forma: toda vez que houver grandes alagamentos ou congestionamentos nas marginais e no Cebolão ou algum acidente grave na Castelo, o DER vai represar parte do fluxo que passa pelo pedágio, fechando parte das cabines. Isso acontecerá também quando a pista estiver no limite de saturação. Dessa forma, forçando uma certa lentidão antes do pedágio, o DER pretende evitar que toda a extensão entre Itapevi e a entrada de São Paulo fique congestionada. "A pior situação de congestionamento é quando o trânsito trava. Acredito que será um mal menor para o usuário", disse David. O tempo de represamento do fluxo vai depender muito da situação. Além disso, o pedágio poderá ser fechado completamente se ocorrer algum acidente muito grave, como o tombamento de uma carreta com produtos perigosos. "Mas só será em uma situação de extremo perigo para o usuário." David já prevê que alguns usuários reclamem quando a operação for implantada. "Para minimizar isso, vamos fazer campanhas de esclarecimento, com distribuição de folhetos explicando como vai funcionar e por qual motivo estamos fazendo isso." As obras de transferência das cabines do pedágio de uma pista para a outra começaram na semana passada, segundo David. Além do represamento, há estudos de um convênio com a CET que prevê, entre outras coisas, troca de informações a cada 15 minutos nos horários de pico. Nesta semana, atendendo determinação do governador Mário Covas, o DER já havia anunciado obras e instalação de equipamentos que vão mudar a cara da Castelo Branco no seu trecho inicial, até o pedágio de Itapevi. Vão ser implantados radares fotográficos, lombadas eletrônicas, câmeras de TV e centrais de operação até o final do ano. O mesmo vai ocorrer na Raposo Tavares. As duas rodovias também passarão a ser operacionalizadas por empresas nos moldes da CET. A Castelo também passará por reformas que transformarão o acostamento na quarta faixa de fluxo. Além disso, será criada uma faixa exclusiva para caminhões. Texto Anterior: SBT; MILTON Próximo Texto: Ponte pode ter faixa reversível Índice |
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