São Paulo, sábado, 8 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corpo de brasileiro pode ter sido achado nos EUA

Locutor teria se afogado na fronteira

DA FOLHA VALE; DA SUCURSAL DO RIO

A polícia norte-americana encontrou anteontem no rio Grande, na divisa do México com os EUA, um corpo que pode ser de Marcelo Cavalcanti Mendonça, 26, locutor de São José dos Campos desaparecido desde o último sábado.
Mendonça desapareceu quando atravessava ilegalmente a fronteira do EUA, a nado, juntamente com o amigo Josias Raul Castro, 24.
Castro chegou ontem ao Brasil depois de ter sido deportado pela polícia norte-americana.
Em depoimento à Polícia Federal do Rio, disse que tentou, mas não conseguiu salvar o amigo Marcelo.
Castro estava acompanhado do advogado Luiz Antônio Lourenço da Silva, que enviou anteontem ao Consulado Brasileiro em Houston fotos e impressões digitais de Mendonça, via Internet. O advogado quer que o consulado verifique se o corpo encontrado anteontem, no mesmo rio, é do brasileiro.
"Isso não basta para identificar. Vou colocar a ficha da arcada dentária ou datiloscópica do Marcelo (Mendonça). Não podemos afirmar que o corpo é o dele, mas as informações batem com o depoimento de Josias (Castro)", disse o advogado.
Castro contou que ele e Mendonça pretendiam trabalhar nos EUA, na Progressive Forestry, empresa de exploração de pinhos, no Texas. Como tiveram o visto de entrada nos EUA negado por duas vezes, os dois resolveram entrar no país clandestinamente.
Segundo Castro, eles viajaram para Roraima, em dezembro de 96. De lá, foram até São Salvador, passaram pela Venezuela e Colômbia, depois, foram ao México, onde encontraram o primo de Castro, Alan Michael, que é cidadão norte-americano.
Michael ficou de ajudá-los, quando estivessem nos EUA.
Semana passada, os dois decidiram atravessar o rio Bravo a nado e deixaram as bagagens com Michael.
Castro contou que, na travessia, Mendonça se afogou. Ele disse que tentou salvar o amigo. Como não conseguiu, nadou até a margem norte-americana para pedir socorro.
Castro foi preso e levado para o Setor Especializado da Polícia de Imigração Norte-Americana, onde ficou preso por cinco dias. Ele disse que soube da morte do amigo na cadeia.
Família
A família do locutor Marcelo Cavalcanti Mendonça ainda tem esperança de que o corpo encontrado não seja o dele.
Para o pai, Otávio Mendonça, Marcelo continua vivo e está escondido em algum lugar.
A família recebeu ontem do Itamaraty a notícia do descobrimento do corpo.
A tia de Marcelo, Vani Cavalcanti, disse que a notícia da morte foi confirmada pelo amigo do locutor Josias Raul Castro -que tentou entrar nos EUA com Marcelo.
Castro teria confirmado a notícia à mãe de Marcelo, Célia Regina Cavalcanti.

Texto Anterior: Cartão estréia em 2 meses
Próximo Texto: OAB é contra novas custas judiciais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.