São Paulo, sábado, 8 de março de 1997
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Periscinoto deixa presidência da Almap

DA REPORTAGEM LOCAL

O publicitário Alex Periscinoto, 66, está deixando a presidência da Almap/BBDO, uma das cinco maiores agências de propaganda do país, com um faturamento de US$ 190 milhões.
Periscinoto, que tornou-se sócio da então Almap em 1960, continua como sócio da agência e membro do conselho e passa também a ser consultor para a América Latina da BBDO, que pertence a Omnicom Group Inc., o terceiro maior grupo de comunicação do mundo.
Com sua saída da presidência, a Almap/BBDO passa a ser uma agência sem presidente. Ela será comandada por Marcello Serpa, 34, sócio e diretor de criação, e José Luiz Madeira, 46, sócio e diretor de operações.
América Latina
"Preferimos desse jeito porque queremos continuar nosso trabalho da maneira que estávamos tocando", diz Serpa.
Dois dos principais executivos do grupo BBDO, Allen Rosenshine, presidente da BBDO Worlwide, e Eduardo Vargas, chairman da empresa para a América Latina, vieram ao Brasil para "sacramentar" a mudança, já que o faturamento no Brasil representa 50% das operações do grupo no mercado latino-americano.
O grupo está presente em 22 países da região. Seu faturamento mundial foi de cerca de US$ 1,5 bilhão no ano passado.
A mudança foi acompanhada de uma alteração também na composição acionária da agência, segundo Serpa. O grupo BBDO continua com 50% do seu capital, mas a divisão dos 50% restantes entre os três sócios foi mudada, disse ele, sem fornecer detalhes.
Periscinoto explicou que essa decisão foi tinha sido planejada há vários anos -quando ele convidou Serpa e Madeira para serem sócios da empresa em 1992, a intenção era preparar a agência e seus clientes para a sucessão.
Desde então, o faturamento da agência cresceu 375%.
"Sinto-me muito confortável com essa mudança porque estou passando o bastão de comando para quem eu escolhi", disse ele.
Na década de 80, Periscinoto já tinha adotado uma decisão fundamental para mudar o perfil da Almap, ao associar-se com a BBDO. "Iniciamos em 86 o projeto de preparação da agência para a globalização do mercado."
Ele foi o primeiro diretor de criação a se tornar sócio de uma agência, a própria Almap, que passou a chamar-se Alcantara Machado/Periscinoto. "Antes disso, as agências eram tocadas apenas por homens de negócios."
Disneylandia
Durante seus 36 anos na Almap -"trabalhar aqui foi como estar numa Disneylandia para adultos"-, ele ajudou a construir a imagem de algumas marcas mais populares no país, como a Volkswagen e a Kibon. Atualmente, entre os clientes da agência estão Bayer, Elma Chips, Gillette e Apple, além da Volks e Kibon.

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