São Paulo, sábado, 8 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UE castiga Renault por demissões

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O anúncio do fechamento de uma fábrica na Bélgica da multinacional automobilística francesa Renault foi recebido com greves em todas as suas unidades da Europa. A própria União Européia (UE) decidiu agir e anunciou que retira os subsídios regionais à empresa, que pretendia utilizá-los na construção de uma planta na Espanha.
Na Espanha mesmo a empresa enfrentou greves ontem nas unidades da Fasa Renault, filial do grupo que emprega 12 mil pessoas. Pararam as fábricas de Valladolid, Valência, Sevilha e Madri. O presidente da Renault, Louis Schweitzer, reiterou ontem que o fechamento da fábrica belga é necessário para a sobrevivência da empresa. O grupo emprega um total de 140 mil trabalhadores. Além do fechamento na Bélgica, onde 3.100 empregos serão sacrificados, a empresa pretende demitir 2.700 pessoas na França.
A comissária européia encarregada de subsídios regionais, Monika Wulf-Mathies, criticou a utilização dos fundos de ajuda a regiões menos desenvolvidas da UE para relocalizar plantas industriais. Ela afirmou que é necessário traçar uma linha divisória entre o princípio da "discriminação positiva" das regiões mais pobres pela UE e o abuso das empresas na utilização dessas vantagens.
Já o governo espanhol suspendeu seu pedido de autorização à Comissão Européia de uma ajuda de US$ 13 milhões para a instalação da Renault em Valladolid. Alegando "razões técnicas", os espanhóis anunciaram a decisão depois que o comissário belga responsável pela livre concorrência, Karel van Miert, anunciou que iria bloquear o pedido na UE.

Texto Anterior: A globalização da economia
Próximo Texto: Estamos perto do acordo, diz argentino
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.