São Paulo, sábado, 8 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Clã Schumacher' busca surpresa na F-1

FÁBIO SEIXAS
DA REPORTAGEM LOCAL

Os irmãos Schumacher, Michael e Ralf, largam na madrugada de amanhã em Melbourne, na Austrália, tentando surpreender a categoria e confirmar que a velocidade está no sangue alemão.
Os dois foram as grandes surpresas no primeiro treino livre para o GP da Austrália, prova que abre a temporada da categoria este ano.
Michael, 28, com uma Ferrari, fez o melhor tempo: 1min32s496. O caçula Ralf, 21, que estréia na F-1, fez o quinto tempo, deixando para trás o companheiro de equipe do irmão, o escocês Eddie Irvine.
O segundo tempo no treino livre também ficou com um alemão, Heinz-Harald Frentzen, da Williams. Seu companheiro, e favorito ao título da temporada, o canadense Jacques Villeneuve, fez apenas o quarto tempo do treino.
O resultado conquistado por Michael veio contra uma perspectiva pessimista da equipe italiana para o início da temporada.
Durante todo o período de testes pré-temporada, o carro de Maranello para 97, o F 310 B, foi duramente criticado pelo bicampeão.
Na queda-de-braço entre Michael e a área técnica da Ferrari, quem levou a pior foi o projetista-chefe Jon Barnard, que acabou deixando a equipe em fevereiro.
Apesar de ter conseguido o desligamento de Barnard, Michael não se contentou. Continuou criticando o carro e, já em Melboune, disse que uma vitória estava distante das suas pretensões na Austrália.
O resultado do primeiro treino livre abre duas possibilidades.
A Ferrari pode ter "escondido o jogo" durante os testes de inverno, ou a Williams está fazendo o mesmo até a temporada começar.
Caçula
Ralf Schumacher tenta um feito inédito na F-1. Até hoje, dez duplas de irmãos já correram na categoria. Nunca, no entanto, os dois irmão conseguiram títulos.
As duplas mais "notáveis" foram Emerson (campeão em 72 e 74) e Wilson Fittipaldi, Gilles e "Sir" Jacques Villeneuve, Jackie (campeão em 69, 71 e 73) e Jimmy Stewart, e Jody (campeão de 79) e Ian Scheckter.
O bom resultado de Ralf no primeiro treino livre mostra que o alemão pode encontrar na Jordan, este ano, o carro que Rubens Barrichello não teve a oportunidade de guiar nos últimos quatro anos.
Pouco antes de seu embarque para Melbourne, o brasileiro já esperava um bom desempenho da Jordan. "Eles estão recuperando o tempo perdido", disse.
Caberá a Ralf mostrar que não é um "Zoca" na F-1.

LIGUE para o Folha Informações Esporte, 0900-78-0316, e saiba o grid para o GP da Austrália de F-1. O serviço funciona em todo o país a R$ 1,60 por minuto

Texto Anterior: Queniano bate recorde e embolsa US$ 50 mil; Brasileiro firma nova marca sul-americana; Sugar Ray Leonard diz que não se aposentou; Equipe de Marta volta a jogar final nos EUA
Próximo Texto: Atleta musculosa é arma do Leites Nestlé
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.