São Paulo, sábado, 8 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Workshop propõe mudança no olhar

CELSO FIORAVANTE
DA REPORTAGEM LOCAL

A artista plástica suíça Eva Saro se propôs uma tarefa árdua: fazer com que as pessoas, mesmo assediadas por imagens por todos os lados, consigam dialogar com essas imagens, para que assim também possam questioná-las. "Vivemos dizendo que estamos com imagens até o pescoço, mas não sabemos lê-las", disse.
A artista plástica criou assim seu projeto "Mudança na Paisagem", um curso-workshop que pretende diagnosticar as influências das artes plásticas na criação de outdoors.
"As artes plásticas exercem uma forte influência na publicidade. O uso frequente de mulheres deitadas, por exemplo, é uma herança da pintura do século 18, que serviu a um tipo de elite, mas não ao camponês, que deveria estar sempre em pé, trabalhando", disse.
Mas não é apenas a arte clássica que influencia a linguagem das imagens nas ruas. É possível encontrar índices de arte conceitual, minimalista, construtivismo soviético, arte pop e mesmo caligrafia nos outdoors.
Mas, muito mais que a detecção dessas influências, o que Eva Saro pretende é demonstrar que existe a possibilidade de diálogo e questionamento das imagens, algo que acontece muito mais na Europa, onde os outdoors estão em paradas de ônibus e as pessoas têm mais tempo para observá-los.
O que a artista pretende, portanto, é o desenvolvimento de uma nova pedagogia para o olhar a partir de um diálogo.
"A imagem tem um poder muito grande. A igreja sempre soube disso e utilizou esse recurso, mas a imagem significa hoje apenas consumo. Existe uma ditadura da imagem que deve ser analisada e questionada. É preciso saber que as imagens das ruas não precisam do seu consentimento para entrar em você", disse.
O passo seguinte do workshop será a confecção, por meio de colagens e montagens, de novos outdoors, que serão instalados na cidade na segunda quinzena do mês.
O workshop é aberto para pessoas da área de publicidade, design gráfico e artes visuais, mas também para interessados na imagem da cidade em geral.
Eva Saro realizou em setembro passado uma primeira sessão desse trabalho, que resultou em 50 outdoors, instalados agora na av. das Águas Espraiadas (zona sul).

Evento: Mudança na Paisagem (curso e workshop com a artista plástica suíça Eva Saro)
Onde: Escola Superior de Propaganda e Marketing (r. Doutor Álvaro Alvim, 123, Vila Mariana, tel. 011/575-6833)
Quando: de segunda a sexta, das 14h às 17h (uma turma noturna pode ser montada de acordo com a procura)
Preço: R$ 50,00 (R$ 30,00 para estudantes)

Texto Anterior: As mulheres do minotauro (pelos olhos de "Na Cama com Picasso")
Próximo Texto: Livro visita a alcova de Pablo Picasso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.