São Paulo, sábado, 8 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pequenos mimos marcam Dia da Mulher

BMB
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Em 8 de março de 1857, em Nova York, 129 operárias foram queimadas, dentro de uma fábrica, por entrar em greve pela diminuição da jornada de trabalho de 14 para 10 horas.
Em 1975, a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu a data como o Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje em todo o mundo.
Em São Paulo, o sexo feminino estará sendo homenageado com pequenos mimos. Hoje, por exemplo, mulheres pagam meia entrada em qualquer sessão de "Evita".
Ganham livros, shows, exposições, brindes e peças de teatro.
E flores, é claro. Em comemoração à data, a Secretaria da Agricultura apresenta o antúrio astral, a primeira variedade de flor desenvolvida no Brasil. A planta poderá ser vista hoje, no parque da Água Branca, a partir das 11h.
O cantor e compositor Chico César, uma das revelações do ano passado, reúne no Tom Brasil dez intérpretes femininas que divulgaram suas músicas.
Hoje, César recebe Daniela Mercury, Vânia Abreu, Dora Vergueiro, Tetê Espíndola e Vange Milliet.
Amanhã é a vez de Elba Ramalho, Badi Assad, Renata Arruda, Titane e Rosa Reis.
Parte da renda será revertida para a Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama.
O show de Daniela Mercury, de graça, é o presente da CGT (Confederação Geral dos Trabalhadores), CUT (Central Única dos Trabalhadores) e Força Sindical às mulheres paulistanas.
Antecedendo a apresentação, que acontece às 16h, no Ceret, as centrais sindicais promovem mesas-redondas sobre a situação da mulher.
A cantora Joyce mostra, no Centro Cultural São Paulo, suas composições, dos 28 anos de carreira, gravadas por vozes femininas como as de Elis Regina, Maria Bethânia, Gal Costa, entre outras.
Uma grande festa, com sete horas de música, foi a homenagem que as produtoras culturais Cláudia Franceschi, Elizete Maria e Sandra Campos organizaram.
Na rua Fidalga, na Vila Madalena, será montado um palco onde tocarão Damas da Madalena (reggae), Calungas do Passo (frevo), Joel Nogueira (MPB) e Cupuaçu (Tambor de Crioula).
Grupos de palhaços, de dança cigana e dança do ventre também participam do evento, que tem entrada franca.
A rádio Musical FM leva ao ar 24 horas de programação feminina.
Especiais com Daniela Mercury, Maria Bethânia, Marisa Monte e Zélia Duncan trazem depoimentos das cantoras e comentários sobre as músicas apresentadas.
Cantores e bandas homenageiam as mulheres no programa "Elas por Eles", às 14h. Novas intérpretes da MPB como Mônica Tomasi, Klébi e Rosa Passos estarão no "Geração 90", às 15h. Às 21h, poderão ser ouvidos sucessos da MPB gravados por duplas. Por exemplo, "Águas de Março", nas vozes de Elis Regina e Tom Jobim.
Muitas exposições de arte -fotografias, esculturas e pinturas- homenageiam o "sexo frágil". A maioria com entrada gratuita (veja quadro ao lado).
Por isso, mulheres, deixem de lado as duas jornadas e aproveitem, hoje a cidade é de vocês.

Texto Anterior: Crise de saúde de Milton adia lançamento de seu disco
Próximo Texto: Cidade homenageia mulheres
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.