São Paulo, domingo, 9 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mulher tenta gravidez com novo tratamento

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

A assistente social Liliane (nome fictício), 36, é uma das primeiras mulheres a experimentar o FSH de "engenharia genética" no Brasil. Ela começou a receber a medicação na última semana.
Liliane já fez várias tentativas para engravidar e até hoje não obteve sucesso. Casada há 12 anos, usou métodos como inseminação artificial e fertilização in vitro (bebê de proveta).
Para estimular a ovulação nesses dois processos, a assistente social usou os hormônios mais antigos, derivados de urina de mulheres na menopausa. "Mas meu organismo não respondeu muito bem a esse tipo de estímulo."
Ela diz que se sente um pouco "estranha" por ser uma das primeiras a utilizar o medicamento no país.
"Me sinto um pouco cobaia, mas tenho expectativa de conseguir ovular com esse novo hormônio."
Dirceu Mendes Pereira explica que o novo hormônio tem pureza superior a 99% e que pode ser aplicado, via subcutânea, pelo médico ou pela própria mulher em sua casa.
Outra vantagem é que o novo hormônio não precisa ser conservado em geladeira.
(JB)

Texto Anterior: Substância ativa crescimento
Próximo Texto: HC oferece terapia a doentes de Aids; Empresa lança gás hospitalar sem CFC; Tamanho influi na incidência de câncer; Projeto no Paraná reduz cárie em crianças; Aids avança entre população feminina; AACD lança campanha para arrecadar fundos; Unhas podem revelar mais do que afecções locais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.