São Paulo, domingo, 9 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Franca cresce e teme desemprego

LUCIANA CAVALINI
DA FOLHA RIBEIRÃO

A região de Franca (401 km de São Paulo), foi uma das que mais cresceu no interior do Estado, registrando saldo migratório de 14.069 pessoas. A população do município também aumentou -2,75%, de acordo com o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A cidade tem 266.909 habitantes.
O secretário de Planejamento e Meio Ambiente de Franca, Mauro Ferreira, 45, atribui o crescimento à migração da população de cidades do sul de Minas Gerais.
"A cidade de Franca tradicionalmente recebe população de Minas. Acredito que isso vai continuar a acontecer", disse.
Ele teme os efeitos negativos que esse aumento da população possa trazer à cidade e à região.
Segundo o secretário, a prefeitura está coletando mais dados junto ao IBGE para poder preparar a cidade para esse crescimento.
Uma das principais preocupações é o desemprego. "A cidade vive uma crise econômica e o setor calçadista passa por um momento difícil. O aumento de população agora passa a ser preocupante."
Nos últimos anos, cerca de 7.000 vagas foram fechadas nas fábricas de calçados da cidade. O número representa 50% do total de empregos do início da década.
Para Ferreira, a infra-estrutura pode não comportar o crescimento da cidade a médio prazo. "O trânsito na área central está cada vez mais complicado. Também não temos áreas de lazer suficientes."

Texto Anterior: Década revela novos pólos de crescimento
Próximo Texto: Aposentados migram e fazem Praia Grande crescer
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.