São Paulo, domingo, 9 de março de 1997
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Mortes motivam engenheiro a iniciar estudo

DA FOLHA CAMPINAS

O engenheiro civil-industrial Luís Otto Faber Schmutzler, que começou a trabalhar no projeto de pára-choque de caminhão em 83, disse que se interessou pelo assunto devido ao número de mortes causadas por colisões traseiras.
"As pessoas saem para viajar e nunca dão importância aos equipamentos de segurança. A falta ou ineficácia deles tem matado muita gente", afirmou.
Schmutzler disse que os parentes das vítimas de colisões traseiras com caminhão deveriam entrar na Justiça.
"A lei de trânsito estabelece que o motorista que bate atrás é culpado, mas nem sempre isto é verdade. Muitos caminhões trafegam sem luzes, prejudicando a visão e podendo causar acidentes."
A proposta do pára-choque modelo surgiu a partir de pesquisas que o engenheiro recebeu da Universidade de Monash, na Austrália. De acordo com ele, o objetivo da proposta do pára-choque modelo é evitar que o pára-brisa seja quebrado no momento do impacto para diminuir os riscos de traumatismos para os passageiros.
Schmutzler disse que nunca sofreu acidente com colisão traseira.

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