São Paulo, domingo, 9 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Disputa racial dá o tom do confronto de estilos

MELCHIADES FILHO
DO ENVIADO ESPECIAL AOS EUA

Nos EUA, os dois principais estilos de jogo do basquete adquiriram um revestimento racial.
O basquete de playground, em que a habilidade e a explosão muscular tornam-se provas de virilidade, passou nos anos 70 a ser chamado de "basquete negro".
Ele é hegemônico nas quadras de asfalto dos "projects", conjuntos habitacionais erguidos na periferia das grandes cidades do país.
Já o estilo aguerrido, em que a disciplina tática e a aplicação física são os trunfos, ganhou o apelido de "basquete branco".
É ele que predomina na região agrícola do Meio-Oeste e montanhosa dos Apalaches, famosos celeiros de craques -como Jerry West, hoje dirigente do LA Lakers, astro de primeiro escalão nos anos 60-70 e cuja silhueta virou, aliás, a logomarca da própria NBA.
Atualmente, 70% dos atletas da NBA são negros. Mas os brancos são maioria nos cargos de técnico (70%) e dirigente (85%).
O campeonato de basquete foi o primeiro na história esportiva norte-americana a ter técnico e dirigente negros. Os primeiros jogadores negros estrearam na quinta edição do torneio, em 1950.
(MchF)

Texto Anterior: BOLA BRANCA
Próximo Texto: Coelho troca Rio 2004 por bezerros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.