São Paulo, domingo, 9 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Imprensa brasileira é ótima ou boa para 69% dos entrevistados

DA REPORTAGEM LOCAL

A imprensa brasileira -e não só os quatro maiores jornais- é considerada ótima ou boa por 69% dos entrevistados pela pesquisa do Datafolha. Só 3% a consideram ruim ou péssima.
Na comparação entre os jornais, o mais alto percentual da avaliação ótima ou boa ocorre entre os que lêem a Folha e "O Estado de S. Paulo" (73%).
Liberdade de imprensa não é uma unanimidade entre os leitores de mais de dois jornais. 28% deles defendem algum tipo de controle, enquanto 68% preferem os jornais totalmente livres.
Leitores com menos escolaridade e renda familiar menor são os que mais defendem o controle da imprensa. Entre os que têm até 1º grau, 37% acham que deveria haver algum tipo de controle. O percentual cai para 26% no caso dos entrevistados com curso superior. Na divisão por renda, o comportamento é similar.
Os que mais defendem que a imprensa deve ser totalmente livre são homens ou entrevistados com idade entre 26 e 35 anos (ambas categorias com 74%). No Rio, a defesa da liberdade de imprensa é maior do que em São Paulo -72% contra 64%.
Mais notícia
A imprensa deveria noticiar mais e opinar menos, segundo os entrevistados. Mais da metade dos leitores (54%) defende essa posição. Os que querem mais análise e menos notícia somam 27%.
Há uma divisão quando a questão é independência dos jornais. Para 28% dos entrevistados, a imprensa brasileira é independente, enquanto 27% acreditam que ela defende seus próprios interesses econômicos.
O jornal é considerado um bem de primeira necessidade para 51%. Outros 46% dizem que ele não é imprescindível.
Depois do jornal, o meio mais comumente usado para se informar é a TV (49%). As revistas são citadas por 17% dos entrevistados. Para os leitores de mais de dois jornais, a TV a cabo superou o rádio (16% contra 13%) e a Internet já é citada por 4% como meio para se obter informação.
Não por acaso, o rádio é o mais citado quando se pergunta de qual veículo o leitor abriria mão (23%). Logo em seguida, vem a mais nova das mídias, a Internet (21%). Ficariam sem revista e sem TV a cabo 18% dos entrevistados.

Texto Anterior: Qual o principal pecado da imprensa hoje?
Próximo Texto: Para americanos, falta objetividade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.