São Paulo, domingo, 9 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Qual o principal pecado da imprensa hoje?

'

HERBERT DE SOUZA
ESPECIAL PARA A FOLHA

É fundamental, antes de falar de pecado, destacar a importância fundamental da imprensa para a democracia. Sem uma imprensa livre e ligada à realidade, a democracia é uma farsa.
Falando de pecado, creio que o principal é o sentido de pressa, de furo, que várias vezes joga a imprensa no perigoso terreno do inventado ou enganoso com consequências concretas sobre as pessoas e as instituições.
Como todos sabem que a imprensa é poder, há uma grande disputa por seus espaços e, nos dias de hoje, isso se dá a alta velocidade, mas existem fatos e afirmações que precisam de tempo, devem ser qualificadas.
Uma característica importante da imprensa é que ela dispara as notícias muitas vezes sem retorno, ou com um retorno muito atenuado, o que a torna a arma mais afiada ainda.
No quadro de concentração de poder existente hoje no Brasil a liberdade de imprensa adquire uma importância vital, que deve ser preservada.

Texto Anterior: Qual o principal pecado da imprensa hoje?
Próximo Texto: Qual o principal pecado da imprensa hoje?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.