São Paulo, domingo, 9 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Como está seu inglês?', pergunta Galtieri

RODRIGO BERTOLOTTO
DE BUENOS AIRES

"Como está seu inglês?", foi a pergunta do presidente argentino, general Leopoldo Galtieri, ao general Mario Benjamín Menendez, que se tornaria dali a um mês o governador das Malvinas.
Uma interpretação errônea do panorama mundial fez o governo militar ordenar o desembarque em 2 abril de 1982 -nesse mesmo dia, Galtieri saboreou a popularidade, saindo ao balcão da Casa Rosada para uma praça de Mayo lotada.
Os argentinos acreditavam que os EUA iriam apoiar ou, no mínimo, ficar neutros, como gratificação à ajuda dos oficiais platinos no treinamento dos contras nicaraguenses, financiados pelos EUA.
Imaginavam que o Reino Unido, que na época cortava gastos militares, não se daria ao luxo de uma guerra e acharia bom que a Argentina tomasse conta das ilhas. Vislumbravam consenso na ONU, que, anos antes, liderara um processo mundial de descolonização.
Nada disso aconteceu. Os EUA, depois de tentarem uma solução pacífica, se aliaram a sua pátria-mãe com apoio logístico.
O Reino Unido lançou suas tropas em direção ao Atlântico Sul, e o Conselho de Segurança da ONU aprovou uma resolução pedindo a retirada dos argentinos.
Os planos de invasão começaram logo que Galtieri chegou à Presidência, em dezembro de 1981.
Os militares, desde 1976 no poder, planejavam um fim glorioso para um regime que exterminara 30 mil cidadãos na luta contra a oposição: entrar na história pela recuperação das Malvinas e entregar em 1990 o poder aos civis.
E tudo o que teriam pela frente seria os 40 marinheiros ingleses presentes no arquipélago.
O sonho começou a desmoronar em 25 de abril, com a retomada pelos ingleses das ilhas Geórgias do Sul. Em 1º de maio, têm início os ataques aéreos, e, no dia seguinte, dois torpedos do submarino nuclear Conqueror afundaram o cruzador argentino Belgrano.
Os argentinos acreditaram empatar o combate quando, dois dias depois, afundaram com mísseis Exocet o destróier Sheffield. Nesse mesmo dia 4, os ingleses começavam o desembarque nas ilhas.
O avanço até Port Stanley terminou em 14 de junho, quando o general Menendez assinou a rendição, após 74 dias de ocupação.
(RB)

Texto Anterior: Raio x das ilhas
Próximo Texto: Relação é retomada a partir de 90
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.