São Paulo, domingo, 9 de março de 1997
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Importado usado tem melhor preço

HENRIQUE SKUJIS
DA REPORTAGEM LOCAL

O sonho de ter um carro importado pode estar mais próximo da realidade, desde que o modelo escolhido seja um seminovo.
O comprador deve ter em mente, porém, que o importado sofre desvalorização acentuada quando comparado a um nacional. Por isso, os preços estão convidativos.
Um exemplo: um Vectra GLS 94, com ar-condicionado e direção hidráulica, custa em média R$ 18 mil. O coreano Daewoo Espero, com os mesmos equipamentos e câmbio automático, R$ 16 mil.
Nesse caso, o consumidor paga R$ 2.000 a menos, mas terá um carro com câmbio automático e um carro importado com tecnologia e mecânica de mesmo nível.
"Mesmo em alguns casos em que o nacional está um pouco mais barato, é preciso verificar o que o importado oferece a mais", aconselha Décio Berman, dono da revenda Fórmula 7.
Ele cita o caso de um Santana GLS 92 com ar-condicionado, direção hidráulica e trio elétrico (acionamento elétrico de vidros, espelhos retrovisores e travas das portas), que custa R$ 14 mil.
Um Honda Civic EX 92, com os mesmos acessórios, mais câmbio automático, airbag (bolsa de ar), freios ABS (antitravamento) e teto solar com acionamento elétrico sai por R$ 15 mil.
"Por apenas R$ 1.000 a mais, compraria o Civic sem pensar duas vezes", diz Berman.
Volks x Citroën
Outra comparação é entre um Gol GTi e um Citroën ZX. O esportivo da Volkswagen, ano 95, custa cerca de R$ 20 mil.
O valor é apenas R$ 2.000 inferior ao do Citroën ZX 95, que, além de motor de 16 válvulas, traz airbag, bancos em couro, teto solar elétrico e freios ABS.
A comparação entre as picapes GM SS -importada dos EUA- e Chevrolet S-10 também é ilustrativa. A importada custa R$ 20 mil e a nacional, R$ 19,5 mil. Por R$ 500 a mais, a picape norte-americana traz motor V6, airbag e freios ABS.

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