São Paulo, domingo, 9 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquise os juros antes de financiar um automóvel

Existem no mercado taxas que podem variar de 2% a 4%

DA REPORTAGEM LOCAL

Antes de começar a pagar o financiamento de um automóvel novo, não basta saber, simplesmente, se o valor de cada prestação cabe no bolso.
Há várias taxas de juros praticadas no mercado, mas é preciso pesquisar qual revenda trabalha com a menor e, principalmente, saber quais impostos, como IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), incidem sobre o valor financiado.
Além do sistema tradicional de financiamento, muitas concessionárias trabalham com o chamado leasing facilitado. A diferença entre ambas está no IOF, que é isento nesse último sistema.
O imposto incidente sobre o leasing é o ISS (Imposto sobre Serviço), cuja alíquota não passa de 0,5%. O IOF representa cerca de 6% sobre o valor do veículo.
"Dependendo do caso, é preferível optar pelo leasing na hora de comprar um veículo em várias parcelas", recomenda o professor de matemática financeira José Dutra Vieira Sobrinho.
A Folha fez consultas em algumas concessionárias para saber os tipos de financiamentos oferecidos a alguns modelos e os preços finais dos carros, em 24 prestações, a opção mais utilizada (veja quadro acima).
Outra questão que o cliente deve saber é sobre a variação cambial, quando a taxa de juro oferecida é pós-fixada.
"A taxa de câmbio futura é impossível de se prever com exatidão e há a possibilidade de o governo mudar a qualquer hora. Por isso, convém optar pela taxa de juros prefixada", alerta Dutra.
Promoções
A revenda Fiat Mais aceita negociar uma redução de preço mesmo com valores financiados, afirma o gerente de vendas Marco Antonio Rizzo Suglielmetti.
A Primo Rossi (VW) quer atrair os clientes oferecendo a instalação de ar-condicionado, de graça, para versões da linha Gol, exceto as 1.0.
A Marco 23 (Chevrolet) oferece financiamento em 24 meses sem o cliente precisar dar entrada.
Para a compra de um Corsa Wind básico, por exemplo, o cliente paga por mês R$ 717,50. Com uma entrada de 10% sobre o valor do carro, as prestações passariam a ser de R$ 645,80.

Texto Anterior: Importado usado tem melhor preço
Próximo Texto: CARTAS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.