São Paulo, terça-feira, 11 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

The Freewheelers; Kiss; Montell Jordan; Sandra Sá; Marcia Salomon

EDSON FRANCO; MARCELO MOREIRA; PEDRO ALEXANDRE SANCHES

The Freewheelers
Qual seria o resultado do cruzamento de Black Crowes e Spin Doctors com um órgão Hammond no fundo? A resposta é a banda californiana Freewheelers. "Waitin' for George" (American Recordings) traz um som pesado, ensaiado e amadurecido, que às vezes soa funk, devido ao piano de Christopher Joyner. A voz de Luther Russell soa artificialmente gutural, mas o disco tem "Crime Pays", clássico instantâneo.
(EDSON FRANCO)

Kiss
A coletânea "Greatest Kiss" (PolyGram) reúne os sucessos da fase mascarada da banda Kiss, nos anos 70, como "Detroit Rock City", "Black Diamond", "Strutter" e o maior de todos, "Rock and Roll All Nite". Fica difícil não desconfiar de que não seja mais um lançamento caça-níqueis, já que praticamente repete músicas de outras coletâneas, como a "Double Platinum", lançada há três anos. Para os fãs, nada a acrescentar.
(MARCELO MOREIRA)

Montell Jordan
Vendido pela PolyGram como a salvação do rhythm'n'blues, Montell Jordan chega com "More...", antes a perdição do r&b. Os arranjos, pastosos de tão artificiais, exibem a batucada em que o gênero se enfiou: tudo é muito computadorizado, muito sem emoção, muito morto. Infelizmente, é o padrão de muito do que tem acontecido com o r&b e a soul music, outrora gêneros de primeiríssima grandeza na música pop norte-americana.
(PAS)

Sandra Sá
A capa tenebrosa de "20 Preferidas" (RGE) esconde um apanhado da carreira de Sandra de Sá quando ainda era Sandra Sá -ou seja, antes da fase em que a soulwoman nacional se rendeu à música brega. Nem tudo é irreparável nesse período -que a RGE faria melhor em relançar na íntegra-, mas o poder de Sandra aparece todo em "Olhos Coloridos", "Pé de Meia", "Enredo do Meu Samba" e "Demônio Colorido".
(PAS)

Marcia Salomon
"De Lalá pra Cá" (Dabliú), da cantora Marcia Salomon, parte de um princípio mais que interessante: homenageia o pioneiro do Carnaval Lamartine Babo, colando suas marchinhas a composições contemporâneas que se comuniquem de alguma forma com a obra do compositor.
No setor Lamartine, o CD é irrepreensível, concatenado em arranjos simples e reverentes voz sóbria e bem colocada, mais o melhor do autor, de "Linda Morena" e "Aí, Hein" a "A, E, I, O, U".
No setor contemporânos, a coisa se confunde um pouco. A inclusão de "Festa do Interior", sucesso carnavalesco batido na voz de Gal Costa, por exemplo, tende à obviedade.
Num meio termo ficam faixas como "Qual É, Baiana?", de Caetano, "Quando o Carnaval Chegar" e "Bye Bye Brasil", de Chico Buarque, "Shangrilá" e "Meu Brazil É com S", de Rita Lee, nem sempre colocadas no lugar e no momento certos.
A coisa piora quando Marcia parte para autores como Guilherme Arantes -em "O Melhor Vai Começar", unida (nonsense!) a "Verbo Amar", de Lamartine.
Adiante, vem "Fica Esse Samba Comigo", do mestre Elton Medeiros com Eduardo Gudin e Costa Netto. Esse último é, além de parceiro de Guilherme Arantes, dono da gravadora que lança o CD -e tem sido, como Guilherme, autor frequente em discos de intérpretes da Dabliú. Pode não ser, mas fica um cheiro de imposição no ar.
(PAS).

Texto Anterior: Leitura agressiva domina álbum
Próximo Texto: Os CDs mais vendidos da semana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.