São Paulo, sexta-feira, 14 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Descoberto "evangelho perdido" na Alemanha

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Dois pesquisadores norte-americanos descobriram um evangelho de autoria desconhecida que traz trechos de diálogos entre Cristo e os apóstolos. Entre eles, parte de um diálogo onde Cristo afirma: "É o conhecimento, e não a fé, que leva à salvação".
A descoberta foi feita nos arquivos de documentos do Museu Egípcio de Berlim (Alemanha).
Segundo um porta-voz do museu, trata-se de um pergaminho de 15 páginas redigido em copta, língua egípcia antiga que usava caracteres gregos. Usado em liturgias, o copta surgiu a partir do século 3º.
Segundo os pesquisadores, da Universidade do Kansas e da Universidade do Missouri, o que chamam de "evangelho perdido" data entre os séculos 5° e 6º.
O manuscrito também traz trechos como, por exemplo, "quem está perto de mim, está perto do fogo. Quem se distancia de mim, se distancia da vida".
Para os cientistas, a descoberta é revolucionária. Segundo Paul Mirecki, o descobrimento confirma que devem ter existido muito mais comunidades cristãs do que as relatadas pelos historiadores.

Texto Anterior: Idéia de vida em Marte ganha força
Próximo Texto: França indicia 27 por elo com rede de pedofilia; Atentado a bomba fere um em loja de Paris; Choque religioso faz 13 mortos no Egito; Explosão na Irlanda fere policial e militar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.