São Paulo, domingo, 16 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Extraterrestre 'contracena' com a protagonista da nova novela das 18h

DANIEL CASTRO
DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de invadirem a Terra no cinema, em filmes como "Marte Ataca" e "Independence Day", os extraterrestres conquistam espaço na telenovela brasileira.
Em "O Amor Está no Ar", que estréia na Globo no próximo dia 31, às 18h, a protagonista é uma adolescente que acredita em ETs, diz que mantém contatos com alguns deles, é abduzida por uma nave e retorna de uma longa viagem espacial com um novo amigo, um suposto alienígena.
A novela, segundo o autor Alcides Nogueira, é a primeira a tratar o assunto "de maneira séria" no Brasil. Leva para o folhetim uma tendência consagrada na TV pelo seriado "Arquivo X" (leia texto na página ao lado).
A exploração do tema por uma novela também encontra motivação nos números dos estudiosos de fenômenos aeroespaciais.
Segundo o ufólogo Claudeir Covo, que atuou como consultor de "O Amor Está no Ar", os casos de supostos avistamentos de seres alienígenas e naves espaciais no país saltaram de 300, em 94, para 600, em 95. No ano passado, cerca de 2 mil brasileiros disseram ter tido contatos.
Os casos de abdução (rapto com sedução e violência), afirma Covo, já somam 130 desde 1947. "Todo final de século a humanidade passa por uma espécie de medo psicológico coletivo", explica Covo.
A trama
Alcides Nogueira, que acredita na existência de vida em outros planetas, diz que optou pelo "mistério e pela dúvida" ao abordar o tema.
"Só a protagonista, a Luiza (Natália Lage), vê luzes e ouve sons estranhos. Pelos efeitos especiais, pelo jogo de luz e sombra, se estabelece uma relação de cumplicidade entre ela e o telespectador", afirma.
Ufólogos entrarão em cena, travarão um debate, mas prevalecerá o descrédito sobre o que Luiza diz, que tudo não passa de imaginação da garota.
"Ela se depara com uma série de acontecimentos que tem explicações científicas, como uma vaca que teve suas vísceras retiradas. Para ela, são sinais da presença de ETs, mas veterinários dizem que foram aves de rapina", conta Nogueira.
Por volta do 28º capítulo, Luiza desaparece sem deixar pistas. Quando retorna, no capítulo 50, traz consigo o misterioso João (Eriberto Leão). "Ela vai dizer que viajou por vários planetas e que João é um ET", adianta. "E a partir daí tudo pode acontecer, como em 'Arquivo X'."
Mas os ETs são apenas coadjuvantes no argumento. O centro da trama são os conflitos entre mãe, Sofia (Betty Lago), e a filha, Luiza, "duas mulheres muito bonitas, muito parecidas, inteligentes, e que se odeiam e se adoram com a mesma intensidade", como define Nogueira.
"No começo da novela, a Luiza passa por um momento muito delicado. Ela tem problemas com a mãe e com a avó paterna (Úrsula, Nicete Bruno, rival de Sofia). A avó põe ela o tempo todo contra a mãe. No meio dessa confusão, ela tem contatos, vê umas luzes", conta Natália Lage, 18, que estreou na TV em 1987, no seriado "Tarcísio & Glória", fazendo o papel de uma menina que via um disco voador.
Natália diz que os contatos são retratados na novela de forma "sutil, subjetiva".
"Esses contatos podem ser piração da Luiza. Ela mantém contato sempre que acontece alguma coisa importante na vida dela", diz. "Isso acontece, por exemplo, quando ela flagra o Léo (Rodrigo Santoro, seu par romântico) com outra mulher, às vésperas do casamento."
"Pode ser que essas visões funcionem como válvula de escape. Mas acho que a Luiza realmente vê ETs, mesmo porque eu acredito que eles existem", conclui.
Ao voltar de sua "viagem", Luiza encontrará sua mãe, Sofia, casada com Léo, seu ex-noivo. Assim, os personagens centrais formarão um quadrilátero amoroso, que envolverá um ET, João.
"E, por se tratar de folhetim, a novela pode até acabar mostrando Luiza e João embarcando numa nave, rumo ao espaço", sugere o ator Eriberto Leão, o ET.

Texto Anterior: Mudanças favorecem Band e CNT
Próximo Texto: 'ETs' estrelam 30 horas semanais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.