São Paulo, domingo, 16 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carro mostra personalidade do dono

DA REPORTAGEM LOCAL

Há muito mais coisas a pensar na hora de comprar um carro novo do que o dinheiro no bolso.
O tipo de uso, o estado civil, os filhos, entre outros fatores, podem -e devem- influenciar diretamente na decisão.
Pesquisas das montadoras Fiat, Ford e Volkswagen (contatada, a GM não respondeu à reportagem) mostram que 90% dos compradores de peruas são casados.
"Esse dado aponta que o comprador de perua quer espaço para carregar as coisas do ou dos filhos pequenos", diz o consultor de pesquisas da Volkswagen, Massashi Kobayashi.
O fator que levou o comerciante Romildo Loureiro a comprar uma perua foi justamente o nascimento dos filhos. Ele iniciou sua "carreira" ao volante com um Gol, passou para um esportivo Ford Escort XR3 e, depois do casamento, se viu obrigado a comprar uma perua "por causa das crianças".
Pequenos
Já os carros pequenos, ou "populares", segundo as pesquisas, são mais procurados por jovens.
As pesquisas das três montadoras mostram que à medida que aumenta a categoria do carro, sobe a idade e a renda do comprador.
"Quem compra um Gol tem em média 35 anos; um Santana, 49", diz Kobayashi.
O gerente de marketing da Ford, Herivelto Souza, diz que o primeiro fator de compra no segmento dos "populares" é o preço.
"Se o valor couber no bolso, o consumidor vai se interessar pelos outros fatores, caso contrário, vai procurar outro carro", diz Souza.
O gosto pelo veículo também deve ser considerado. Nem sempre compensa comprar um carro barato, se as linhas não agradam.
Outras preocupações antes de fechar negócio devem ser o motor e a economia de combustível.
O modo de dirigir também deve ser levado em consideração. Motoristas que andam em baixas velocidades devem evitar modelos esportivos, com motor 16 válvulas.

LEIA MAIS sobre perfil dos compradores à pág. 6-3

Texto Anterior: Carro mostra personalidade do dono
Próximo Texto: Mulheres enfrentam lama e buracos durante prova
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.