São Paulo, quinta-feira, 20 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cacique quer demissão

DA SUCURSAL DO RIO

O cacique xavante Aniceto Tsudzware pediu ontem na Rio+5, em nome de cerca de 60 lideranças indígenas do Brasil, a demissão do presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Júlio Gaiger.
Em entrevista de representantes indígenas que participaram da Rio+5, Tsudzware distribuiu cópia de documento reivindicatório que havia sido entregue na Rio+5, anteontem, ao presidente FHC.
As lideranças de nações indígenas reclamam que o presidente da Funai teria proposto a redução das administrações executivas do órgão, para transferir o poder administrativo para capitais de Estados.
Para os índios brasileiros que assinaram o documento, essa proposta tiraria a autonomia das administrações, retardando a solução de questões como a invasão de áreas indígenas.
A assessoria do Palácio do Planalto disse que o FHC recebeu o documento, mas que ainda não o analisou.
Os índios que participaram da Rio+5 distribuíram também uma declaração final intitulada "Não Somos Invisíveis e Temos Voz".
Para os índios, suas formas de vida se enquadram no desenvolvimento sustentável. Lideranças afirmaram que só participaram da Rio+5 para poder expressar suas reivindicações.

Texto Anterior: Rio+5 termina em crise e sem consenso
Próximo Texto: Eco-92 incentivou nascimento de entidades
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.