São Paulo, quinta-feira, 20 de março de 1997
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Comércio estimula parcelamento menor

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

Redes de lojas começam a incentivar por meio de promoções e de redução de juros o crediário com prazos mais curtos, que oferecem menor risco de inadimplência.
A Bernasconi, por exemplo, preocupada com o atraso no pagamento dos carnês, decidiu estimular o crediário em até dez pagamentos, embora continue operando com planos de até 24 meses.
A partir do próximo final de semana, as 28 lojas da rede vão cobrar juros de 4% ao mês nos prazos de financiamento de até dez pagamentos. Hoje são de 5% ao mês.
A estratégia é concentrar em até dez prestações a maior parte do crediário. "Queremos aumentar o percentual de carnês com esse prazo de 50% para 70%", diz Luvirto Bernasconi, diretor.
O Magazine Luiza, que já tem 60% do seu crediário concentrado em planos de financiamento de 9 a 12 meses, vai fazer promoções de produtos em cima desses prazos, diz Eldo Moreno, diretor.
A preocupação se justifica: o atraso no pagamento (acima de 60 dias), que representava 4% do valor financiado em janeiro e fevereiro, subiu para 5,6% neste mês.
Além de incentivar o encolhimento do prazo do crediário, algumas lojas estão exigindo que clientes comprometam parcela menor da renda com prestações.
A preocupação com a inadimplência aumentou após o alerta feito pela Associação Comercial de São Paulo no início da semana.

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