São Paulo, quinta-feira, 20 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chegando perto; Sem futuro; No bolso do consumidor; Plano de vôo; Pelo social; Saindo do vermelho; Apresentação de gala; Aviso aos navegantes; Discutindo preço; Na tabela; Paraíso financeiro; Verde na mira; Pé de guerra; Com reverências

Chegando perto
Mantido o ritmo atual de crescimento, em um ano o salário real do mercado informal bate no pago pelo mercado formal. Os cálculos são do economista José Pastore.

Sem futuro
Para Pastore, a informalidade é péssima, inclusive para as empresas. "Como a rotatividade é colossal, não existe investimento em treinamento. Sem ele, a empresa perde capacidade de competir."

No bolso do consumidor
A primeira grande mudança promovida pelo Real nas negociações salariais foi, segundo Pastore, o fato de que os ganhos de produtividade são repassados via preços menores -e não via salários. De 94 para cá, os preços industriais caíram 26% em média, lembra ele.

Plano de vôo
Forte candidato ao Ministério dos Transportes, o senador Fernando Bezerra (PMDB-RN), atual presidente da CNI, avisa: almeja a reeleição. Seu primeiro mandato termina em 98.

Pelo social
A CNI divulga hoje pesquisa. A maioria vê com otimismo o ano de 97 e com preocupação as áreas de educação e saúde.

Saindo do vermelho
Depois de passar por uma reorganização, o Basa (Banco da Amazônia), já comunicou à CVM: fechou 96 com lucro. Há oito anos o banco não distribuía dividendos.

Apresentação de gala
Para lançar o modelo 550 Maranello na América, a Ferrari desfila um carro vermelho na abertura do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1. Depois, o modelo segue para a Via Europa, o novo importador oficial da marca no Brasil.

Aviso aos navegantes
Edvaldo Galano, da Social Card, alerta: a nova lei de licitação pode favorecer a cartelização. Os itens de maior peso passariam a ser "técnica e preço".

Discutindo preço
Em assembléia hoje, a Abap (reúne as agências de propaganda) discute mudanças na legislação sobre a remuneração das agências.

Na tabela
A proposta da Abap é que o setor adote uma tabela escalonada. A maioria dos anunciantes já não paga mais a comissão fixada por lei, de 20% sobre a veiculação -a não ser, é óbvio, o governo.

Paraíso financeiro
Quatro fundos brasileiros (do Patrimônio, Matrix, Marka e Investidor Profissional) lideram o ranking dos mais rentáveis dos países emergentes dos últimos três anos, diz a revista "Micropal".

Verde na mira
A Agência de Desenvolvimento Tietê Paraná recebeu missão dos EUA, com executivos do Eximbank, da Agência de Proteção Ambiental, da Massport e do Departamento de Comércio. Principal interesse: saneamento ambiental.

Pé de guerra
A Pagoda traz dos EUA 180 mil pares de tênis da linha Guerra nas Estrelas, com 13 modelos para o público infantil. O investimento na marca será de 6% das vendas no Brasil, de US$ 3 milhões.

Com reverências
Shoichiro Toyoda, da Keidanren -reúne organizações do comércio, indústria e agricultura do Japão- visita a Fiesp na segunda. Virá ao Brasil acompanhado do presidente da Sony, Norio Oga.

E-mail: painelsa@uol.com.br

Texto Anterior: Comércio estimula parcelamento menor
Próximo Texto: Endividamento externo crescente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.