São Paulo, quinta-feira, 20 de março de 1997
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Segredos e mentiras

INÁCIO ARAUJO
DA REDAÇÃO

Aos segredos e mentiras seria possível acrescentar ainda a palavra intrigas para definir "A Queda do Império Romano" (Telecine, 15h).
O filme é tão mais oportuno quanto sua visão atesta a fragilidade de "O Paciente Inglês", forte candidato ao Oscar-96.
Rodado em cinemascope, com tela larga, o filme de Anthony Mann é um superespetáculo à moda dos anos 50/60: épico com produção imensa. Mas mostra a desintegração do Império Romano a partir das pequenas intrigas de corte.
Essas intrigas não explicam a decadência, é claro. Mas ajudam o espectador a constatar a capacidade de Mann em transitar do íntimo ao grandioso com a sem-cerimônia que falta ao "Paciente".
"True Lies" (Telecine, 18h10) também se desenvolve sobre a idéia de segredos e mentiras, embora aqui a intenção do diretor James Cameron tenha sido, ostensivamente, brincar com a imagem de Arnold Schwarzenegger.
O filme se dá bem por isso: ao fazer comédia, Cameron consegue expor uma situação dramática (a do marido ocupado demais para preencher as fantasias da mulher).
Consegue também operar sobre os clichês criados pela própria imagem de Arnold: o machão entra em crise conjugal, o superespião espiona a própria mulher. Como o que dá pra rir também dá pra chorar -conforme a música-, a arte de Cameron na direção consistiu, entre outras, em achar o equilíbrio entre drama, aventura e comédia.

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