São Paulo, domingo, 23 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Max, 27, se submete a 'ritual' para jogar

DA REPORTAGEM LOCAL

O homem que pode decidir a Superliga masculina a favor do Report/Suzano tem que se submeter a um "ritual" para poder jogar.
O time de Suzano (35 km a leste de São Paulo) joga em casa hoje contra o Banespa na segunda partida (melhor de cinco confrontos). O Report lidera o duelo por 1 a 0.
Max, 27 anos, 1,98 m, é um dos poucos atacantes no Brasil aptos a atuar nas três posições de ataque: entrada, meio e saída de rede. E capaz de atacar a bola a uma altura de 3,30 m do solo.
No último domingo, anotou 21 pontos e conseguiu 27 vantagens para sua equipe. Marcelo Negrão, do Banespa, teve 11 pontos e 32 vantagens a seu favor.
Max ainda tem figurado como o melhor atacante da Superliga, segundo as estatísticas da CBV (Confederação Brasileira de Vôlei).
Por um problema na apófise (saliência do osso) na região lombar, que apresenta desenvolvimento acima do normal, Max necessita de um aquecimento específico toda vez que joga ou treina.
"São exercícios recomendados por especialistas. Isso é sagrado. Ele tem que fazer. O Max já conhece a série e acaba seguindo toda uma ritualística própria", diz João Benitez, fisioterapeuta do Report, que cuida do jogador há três anos.
Após um jogo, Max passa por uma sessão de massagem e relaxamento. Ainda tem o acompanhamento periódico de um médico especializado em quiroplaxia (técnica que utiliza as mãos para colocar a musculatura "no lugar").
"Esse é um problema antigo, mas voltou a me incomodar no Torneio da Bélgica (disputado e vencido pelo Report em dezembro último)", afirma Max.
Benitez afirma que os demais jogadores da equipe apresentam em maior ou menor grau outros tipos de problemas, principalmente nos joelhos e ombros.
Após um jogo mais demorado eu já pergunto como está a situação dele. Às vezes, o Max sente muitas dores nessa região lombar."
O que também agrava o problema é a forma de Max saltar.
"Tentamos corrigir a postura do Max, que nem sempre é feita de forma adequada."

NA TV - Bandeirantes, ao vivo, a partir das 10h15

Texto Anterior: Grêmio se classifica na Taça Libertadores; EUA pedem garantias para jogar eliminatória; Segurança em clássico preocupa a Argentina; Juve defende a ponta do Italiano em Nápoles; Giovanni fica fora do Barcelona no Espanhol; PSG, animado, volta a atuar hoje pelo Francês
Próximo Texto: Navajas quer organização
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.