São Paulo, domingo, 23 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARTA

* "Gostaria de uma sugestão econômica para uma reforma que pretendo fazer em minha casa."
Adilson Luis Zorzetti, 32, advogado - Limeira - SP

Resposta
"Um projeto econômico pressupõe máximo aproveitamento da estrutura existente e uso de materiais e mão-de-obra adequados.
A estrutura externa foi mantida. As alterações atingem a distribuição interna da construção, criando uma setorização dos ambientes, além de buscar melhores condições de conforto. A sala e o dormitório junto à garagem tiveram suas posições invertidas, oferecendo maior privacidade para os quartos. A cozinha cede parte de sua área para a ampliação da sala e criação do corredor de circulação.
O banheiro apresenta um pequeno recuo, mas tem sua largura aumentada, permitindo a instalação da pia do lado interno. A garagem pode ter sua cobertura executada com uma estrutura em pérgulas de madeira e telhas translúcidas, que possibilitam boas condições de luz natural para a sala, além de servir como suporte para a vegetação, integrando-se ao jardim da casa.
A edícula, nos fundos, abriga quarto, banheiro, área de serviço e churrasqueira. Materiais e acabamentos devem ser similares ao da construção principal, garantindo a coerência estética do conjunto."

Marcelo Katsuki , 29, é arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP).

Texto Anterior: Indústria da construção de notícias
Próximo Texto: Preço de imóvel no ABCD é 20% menor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.