São Paulo, domingo, 23 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desempenho do Mondeo não impressiona

DA REPORTAGEM LOCAL

A Ford conseguiu acertar a mão em praticamente tudo no Mondeo 97, carro que foi remodelado e é conhecido do brasileiro há dois anos.
Atrás do seu volante, o motorista sente a boa sensação de estar conduzindo um automóvel seguro, confortável e espaçoso.
Foram várias mudanças feitas no modelo, importado da Bélgica e vendido no país na faixa dos US$ 38 mil.
Os ocupantes do banco de trás ganharam um pouco mais de espaço para as pernas -cerca de dois centímetros-, o motor perdeu seis cavalos para atender às normas de controle ambiental e os ruídos diminuíram ainda mais.
Apesar da perda de potência, o desempenho do novo Mondeo não é desprezível.
Em teste feito pela Folha e pelo Instituto Mauá de Tecnologia, fez de 0 a 100 km/h em pouco menos de 11 segundos. Mesmo assim, ficou abaixo do Tempra 16V, o mais nervoso dos nacionais -da mesma categoria do Mondeo-, que marcou 10,3 segundos.
Aliado ao desempenho, o conjunto mecânico é outro item apreciável. A direção hidráulica é firme em altas velocidades. O câmbio, preciso, não exige nenhum esforço adicional e a suspensão garante que a próxima curva fechada pode ser feita sem arrepios.
A traseira foi outra grande mudança sofrida. O modelo anterior tinha praticamente uma porta a mais atrás, já que a tampa se abria com vidro e tudo.
Agora, só o tampão se abre para se ter acesso ao porta-malas, que perdeu cerca de 30 litros, mesmo com o aumento de sete centímetros da carroceria.
Bem equipado
Mas o grande diferencial que o Mondeo pode mostrar frente aos seus concorrentes diretos -Tempra HLX e Vectra CD- é o conjunto de equipamentos de série.
No belga da Ford, o cliente adquire, de cara, duplo airbag -bolsa de ar que protege motorista e passageiro em caso de colisão-, piloto automático, teto-solar de acionamento elétrico, freios ABS -não travam as rodas-, rádio toca-fitas, alarme antifurto.
Se o comprador fizer questão, pode pedir opcionalmente o câmbio automático.

Texto Anterior: CARTAS
Próximo Texto: Para Greco, moto é equilibrada e segura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.