São Paulo, domingo, 23 de março de 1997 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Para Greco, moto é equilibrada e segura Amortecedor no guidão dá mais firmeza à direção MARCO GRECO
Com suas linhas agressivas e tecnologia de ponta, pode-se dizer que a Senna 916 mantém a tradição da marca italiana. É uma moto muito equilibrada e segura, graças ao perfeito conjunto motor/suspensão/chassi. Ao contrário do que possa parecer, a Ducati Senna não tem acelerações violentas, ou bruscas. O motor mantém a máquina com torque (força) linear, em altas ou baixas rotações. No fundo, ela é um "gentle giant" (gigante gentil), capaz de fornecer pilotagem rápida e esportiva, quando exigida, ou moderada, quando se quer apenas apreciar a paisagem. Pode-se sair tranquilamente, em giros baixos, e manter a marcha por um grande trecho -as marchas são longas porque há potência de sobra. Na prática, isso significa conforto para guiar no trânsito das grandes cidades, sem a necessidade de muitas trocas de marcha. Mas, quando exigida, a Senna tem motor suficiente para despertar fortes emoções. É nesse momento que entra em ação detalhes que vieram das pistas de corrida. O chassi de molibdênio é resistente e mais leve, sem ser tão rígido nem tão mole. Trabalha em perfeita sintonia com a suspensão para permitir uma direção mais agressiva. Os pneus radias, de perfil baixo e largo, e o eficiente conjunto de amortecedores Showa (de competição) possibilitam entrar nas curvas em velocidade. A Senna 916 realmente não "sai de baixo" (desgarra na curva). O amortecedor de direção, outra inovação das pistas, oferece ao piloto maior firmeza para enfrentar o nosso piso irregular, principalmente em curvas. Os freios de competição, da marca italiana Brembo, também são de última linha. Os discos são flutuantes e permitem freadas seguras, em curtos espaços. Um detalhe importante: em seguida à freada, eles "soltam-se" rapidamente, facilitando saídas mais velozes. Em síntese, a Ducati Senna é uma moto "aliviada" (leve), tem posição de dirigir esportiva -mas que não cansa o piloto-, é baixa, segura e de fácil dirigibilidade. Assim, pode perfeitamente ser pilotada por qualquer motociclista, não sendo apenas exclusiva aos loucos por velocidade. Texto Anterior: Desempenho do Mondeo não impressiona Próximo Texto: Gol 1000 Plus terá motor 16 válvulas Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |