São Paulo, segunda-feira, 24 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DICAS VIENENSES

SILVIO CIOFFI
DO ENVIADO ESPECIAL

A primavera recém chegou a Viena e, com ela, a cidade se torna um lugar ideal para caminhar.
Os postos de informação turística fornecem folhetos -em alemão, inglês, francês e espanhol- com sugestões de passeios que mostram a arte fim-de-século e os cafés vienenses.
Visitas com guia particular custam cerca de US$ 120 por um máximo de oito horas e podem ser tratadas junto ao Vienna Guide Service, tel. local 440-3094-0 e fax 440-2825. Os city-tours de ônibus são oferecidos por empresas como Cityrama (tel. local 534-13-0) e City-Touring (tel. local 894-1417). Já a Vienna Bike mostra a cidade para ciclistas (tel. local 319-1258).
*
A região de calçadões ao redor das ruas Kãrtner, Graben e Kohlmarkt tem algumas das lojas chiques da capital, nas quais é possível achar cristais Lobmeyr, porcelana Augarten e móveis Thonet.
Outro lugar de boas compras é a Mariahilfer Strasse, maior avenida comercial de Viena. De maneira geral, as lojas abrem das 9h às 18h, de segunda a sexta, e das 9h às 12h, aos sábados.
*
Os bancos e casas de câmbio abrem às segundas, terças, quartas e sextas, das 8h às 15h; às quintas o horário é das 8h às 17h30.
Informe-se sobre as taxas de câmbio, que são bem diferentes de um estabelecimento para outro. O câmbio é, às vezes, mais conveniente para quem converte marcos alemães ou dólares em xelins.
Os cartões de crédito são bem aceitos nos restaurantes e no comércio. Os cheques de viagem, nem tanto -especialmente se a assinatura neles não for exatamente igual à do passaporte do portador.
*
O aeroporto de Viena-Schwechat fica a 19 km do centro da cidade, distância que é percorrida por ônibus expressos em cerca de 20 minutos por 70 xelins (ou cerca de US$ 6).
(SC)

Texto Anterior: Gula não é pecado na capital
Próximo Texto: Arte e saber fazem sua escala na capital
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.