São Paulo, quarta-feira, 26 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CPI tenta contatar doleira paraguaia

JOSÉ MASCHIO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FOZ DO IGUAÇU

O senador Romeu Tuma (PFL-SP) disse ter encontrado ontem indícios de como o dinheiro gerado pela emissão fraudulenta de títulos que saiu do país pode ter retornado após lavagem (regularização) no exterior.
Na agência do Banco do Brasil de Foz do Iguaçu, o gerente Egon Schultz disse a Tuma que houve operações do Banco Amambay (instituição financeira do Paraguai) para o Banco Dimensão, no Rio de Janeiro.
O Banco Amambay, que não atua como banco no Brasil, teria utilizado a agência do Banco do Brasil para as operações.
Tuma não quis antecipar o montante do dinheiro que teria sido transferido. Ele solicitou ontem ao banco extratos de cinco contas correntes de citados na CPI dos Precatórios. Só hoje, quando tiver os extratos em mãos, ele disse que irá mencionar valores.
No Banestado (Banco do Estado do Paraná) de Foz do Iguaçu (656 km a oeste de Curitiba), Tuma solicitou o extrato de outras sete contas bancárias, com seis titulares.
O Banco Integración (paraguaio) tinha contas correntes em duas agências do Banestado na cidade.
Além dos bancos Integración e Amambay, os extratos solicitados são dos doleiros Benício Alonso Godoi e Carmem Alonso Javier. Godoi e Javier -que são irmãos- teriam sido responsáveis pela retirada de R$ 113 milhões do país.
Tuma não quis informar o nome de outros três titulares de contas que tiveram extratos solicitados. Segundo ele, números do BC apontam que 47% de cerca de R$ 1 bilhão que foram levados do Brasil passaram por Foz do Iguaçu.
Tuma tentava até a noite de ontem convencer a paraguaia Carmem Alonso Javier a prestar depoimento à Polícia Federal. Segundo Tuma, ele mantinha contato por telefone com o irmão dela identificado como Mariano.
"O mais provável é que ele produza um documento contando sua participação no caso dos precatórios e envie à PF em Foz", afirmou.

Texto Anterior: Paraguai vai investigar BB por lavagem
Próximo Texto: Banco ajuda a rastrear dinheiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.