São Paulo, quarta-feira, 26 de março de 1997
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DAC veta fumo na primeira hora de vôo

MARCOS PIVETTA
DA REPORTAGEM LOCAL

Portaria do DAC (Departamento de Aviação Civil) tornou proibido fumar na primeira hora de qualquer vôo, doméstico ou internacional, ou em escalas com menos de uma hora de duração.
A proibição vale para vôos efetuados em aeronaves brasileiras. Ainda não está claro se a restrição se aplica a aeronaves estrangeiras que operam no Brasil.
Publicada anteontem no "Diário Oficial da União", a portaria, nº 161, normatizou a lei federal 9.294.
Essa lei proíbe o fumo em recintos públicos e em viagens de ônibus ou avião que durem menos de uma hora, além de estabelecer restrições à propaganda de cigarros.
Muito genérica, a lei, cujo decreto foi promulgado pelo presidente Fernando Henrique em outubro passado, não vinha sendo cumprida pelas companhias aéreas. A exceção era a TAM, que há um ano proibiu o fumo em vôos curtos, por sugestão dos passageiros.
Ponte aérea
O impacto da portaria nos vôos domésticos de curta duração, com ou sem escala, será grande. A portaria, por exemplo, vetou por completo o fumo nos vôos da ponte aérea Rio-São Paulo, que duram pouco mais de meia hora.
Segundo o DAC, numa viagem com escalas, se não houver trecho de vôo com mais de uma hora, a portaria acaba proibindo, na prática, o fumo em todo o percurso.
Se o passageiro, por exemplo, estiver indo de Curitiba ao Rio, com escala em São Paulo, ele não poderá fumar durante toda a viagem.
Isso porque a viagem de Curitiba a São Paulo dura pouco mais de meia hora e a escala da capital paulista ao Rio igualmente dura pouco mais de meia hora.
Segundo o DAC, num vôo de Curitiba a Brasília, com escala em São Paulo, só será permitido fumar no trecho entre a capital paulista e a capital federal, que dura mais de uma hora.
Nos vôos internacionais, de longa duração, também não é mais permitido fumar na primeira hora após a decolagem.
A portaria diz que o comandante da aeronave deverá repreender o passageiro que não respeitar a proibição. Se o passageiro insistir em fumar, o comandante tem autorização para fazê-lo descer na escala seguinte da viagem.
Em terra, o comandante poderá solicitar auxílio da polícia para obrigar o fumante a descer.
Ainda não está claro se o fumante que se recuse a apagar o cigarro na primeira hora de um vôo pagará alguma multa. As companhias aéreas foram surpreendidas com a publicação da portaria.
"Fui informado pela imprensa de que estava proibido o fumo na ponte aérea", disse Cleómenes Mengatti, da Vasp, um dos gerentes da ponte aérea em São Paulo. Segundo Mengatti, desde ontem, a ponte aérea aboliu o fumo.
Ainda em terra, os passageiros da ponte aérea começaram a ser avisados de que estava proibido fumar no avião. "Nossa tripulação também foi instruída a deixar o aviso luminoso de não fumar durante todo o vôo", disse Mengatti.
Até ontem, os Boeings 737-300 da ponte aérea destinavam 42 dos seus 132 assentos aos fumantes.
Nicotina
O presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial, Murillo de Oliveira Villela, disse que a proibição de fumar na primeira hora dos vôos vai diminuir um pouco a quantidade de monóxido nos aviões nas viagens longas. "Mas o ideal seria proibir o fumo em todos os vôos", disse Villela.

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