São Paulo, quarta-feira, 26 de março de 1997
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Recurso privado pode promover exportação

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo decidiu não pagar sozinho a conta da promoção dos produtos brasileiros no exterior e vai chamar os empresários a aplicar sua cota de recursos.
A Câmara de Comércio Exterior estuda a adoção de um programa que para aumentar a parceria entre o governo e a iniciativa privada e também alterar os procedimentos de promoção.
Esse será um dos temas na pauta da reunião de hoje entre o presidente Fernando Henrique Cardoso e os embaixadores que atuam nos países que são destinos preferenciais das exportações e em organismos internacionais.
"Estudamos alternativas mais dinâmicas para promover os produtos brasileiros. Também pensamos em outras formas de obtenção de recursos para essas atividades, além dos orçamentários", afirmou ontem o embaixador José Botafogo Gonçalves, subsecretário de Assunto de Integração, Econômicos e Comércio Exterior do Itamaraty.
Atualmente, o Departamento de Promoção Comercial do Itamaraty é o responsável pela área. Vai movimentar neste ano recursos da ordem de US$ 12 milhões -quantia menor que a Espanha gastou para montar uma feira de produtos industriais em São Paulo.
"Não estamos inventando a roda. O Canadá, por exemplo, tem um programa de promoção eficiente", afirmou Gonçalves.
Segundo o subsecretário, o governo quer aumentar a participação do comércio exterior na formação do PIB (Produto Interno Bruto), que hoje não chega a 10%.

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