São Paulo, quinta-feira, 27 de março de 1997 |
Próximo Texto |
Índice
TV fará transmissão 'alternativa'
FÁBIO SEIXAS; MARCELO DIEGO
Pela primeira vez na categoria, todas as provas do calendário terão as imagens geradas por uma equipe da Foca (entidade que reúne os construtores da F-1). Assim, a participação da Globo ficará restrita a cinco câmeras, que vão gerar imagens para serem inseridas sobre a transmissão internacional. Até o ano passado, era a Globo que gerava a transmissão. Apesar da limitação imposta pela Foca neste ano, cinco repórteres da Globo foram escalados para trabalhar com o narrador Galvão Bueno e o comentarista Reginaldo Leme: César Augusto, Marcos Uchôa, Mauro Naves, Denise Chahestian e Pedro Bassan. "Antes da prova, apresentaremos um especial", disse Leme. "Vamos mostrar matérias especiais sobre temas como tecnologia e segurança na categoria." Esse programa especial será apresentado ao vivo, direto do autódromo, e contará com intervenções dos repórteres. O objetivo da Foca com a adoção da medida é tornar mais homogêneas as transmissões das corridas de F-1. A qualidade das imagens também será aprimorada, com a adoção de um sistema digital, por enquanto restrito à Europa. Nesta temporada, telespectadores da Alemanha, Áustria e Suíça utilizarão o sistema "pay-per-view", em que se paga ao optar assistir à prova. A previsão é de que os EUA e o resto da Europa possam receber o sinal em breve. A Foca espera que, até 1999, cerca de 3 milhões de pessoas sejam assinantes. Para a transmissão digital, a Foca trouxe para o Brasil dois aviões Jumbo carregados com 150 toneladas de equipamentos. Cerca de 140 técnicos de TV trabalharão na geração das imagens em Interlagos. No total a TV Foca contará com 200 pessoas trabalhando na cobertura da etapa brasileira do Mundial. Para garantir a perfeita operação de todos os equipamentos na prova, serão instalados 12 geradores de grande porte. Durante a prova, somente os helicópteros de emergência, como o do centro médico, e o da Globo terão permissão para sobrevoar a pista de Interlagos. Próximo Texto: Rádios ajudam a entender GP Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |