São Paulo, quinta-feira, 27 de março de 1997
Próximo Texto | Índice

TV fará transmissão 'alternativa'

FÁBIO SEIXAS; MARCELO DIEGO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Rede Globo, emissora de TV que detém os direitos no Brasil sobre a temporada da F-1, prepara este ano uma transmissão "alternativa".
Pela primeira vez na categoria, todas as provas do calendário terão as imagens geradas por uma equipe da Foca (entidade que reúne os construtores da F-1).
Assim, a participação da Globo ficará restrita a cinco câmeras, que vão gerar imagens para serem inseridas sobre a transmissão internacional.
Até o ano passado, era a Globo que gerava a transmissão.
Apesar da limitação imposta pela Foca neste ano, cinco repórteres da Globo foram escalados para trabalhar com o narrador Galvão Bueno e o comentarista Reginaldo Leme: César Augusto, Marcos Uchôa, Mauro Naves, Denise Chahestian e Pedro Bassan.
"Antes da prova, apresentaremos um especial", disse Leme. "Vamos mostrar matérias especiais sobre temas como tecnologia e segurança na categoria."
Esse programa especial será apresentado ao vivo, direto do autódromo, e contará com intervenções dos repórteres.
O objetivo da Foca com a adoção da medida é tornar mais homogêneas as transmissões das corridas de F-1. A qualidade das imagens também será aprimorada, com a adoção de um sistema digital, por enquanto restrito à Europa.
Nesta temporada, telespectadores da Alemanha, Áustria e Suíça utilizarão o sistema "pay-per-view", em que se paga ao optar assistir à prova.
A previsão é de que os EUA e o resto da Europa possam receber o sinal em breve. A Foca espera que, até 1999, cerca de 3 milhões de pessoas sejam assinantes.
Para a transmissão digital, a Foca trouxe para o Brasil dois aviões Jumbo carregados com 150 toneladas de equipamentos. Cerca de 140 técnicos de TV trabalharão na geração das imagens em Interlagos.
No total a TV Foca contará com 200 pessoas trabalhando na cobertura da etapa brasileira do Mundial.
Para garantir a perfeita operação de todos os equipamentos na prova, serão instalados 12 geradores de grande porte.
Durante a prova, somente os helicópteros de emergência, como o do centro médico, e o da Globo terão permissão para sobrevoar a pista de Interlagos.

Próximo Texto: Rádios ajudam a entender GP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.